Ciência
23/05/2017 às 02:01•2 min de leitura
É bastante comum vermos donos de gatos compararem seus animaizinhos com grandes leões ou tigres. Que gatólogo nunca chamou o seu bichano desse jeito? Agora, um estudo realmente comparou os felinos de vários portes e chegou à conclusão de que eles guardam muito mais semelhanças do que a gente imagina.
A pesquisa foi comandada pelo Zoológico do Bronx, em Nova York (EUA), e pela Universidade de Edimburgo, na Escócia. Foram comparadas as características e os comportamentos tanto do gato doméstico quanto do gato-selvagem (Felis silvestris), do leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa), do leopardo-das-neves (Panthera uncia) e do leão (Panthera leo).
Descobriu-se, então, que os animais que temos em casa possuem comportamentos muito parecidos com os dos felinos maiores, que estão na natureza. A cada animal foi atribuído uma em cinco categorias predeterminadas – algo parecido com o que os psicólogos fazem com os humanos: aberto (aqueles que apreciam novas informações e experiências), conscienciosidade (uma espécie de autodisciplina), extrovertido (amplitude de experiências), afabilidade (preocupação com a harmonia social) e neuroticismo (tendência a viver o estresse e as emoções negativas). Cada uma dessas categorias também possui suas próprias variações.
Gatos e leões dividem os mesmos traços de personalidade
Os pesquisadores atribuíram características a cada um dos animais – todos estudados em cativeiro. Ao gato doméstico, foram atrelados a dominância, a impulsividade e o neuroticismo, o que equivale exatamente às mesmas definições de um leão africano! Isso foi curioso, já que o seu gatinho evoluiu a partir do gato-selvagem, mas suas características já não são mais as mesmas.
Através do estudo foi possível concluir que os gatos não premeditam suas ações, ou seja, eles agem por impulso – e normalmente isso é um pouco negativo e carregado de raiva. As limitações do estudo, entretanto, estão no fato de que foram atribuídos traços de personalidades humanos, que talvez sejam melhor aplicados a primatas do que a felinos.
Entretanto, o resultado é tão bizarro que indica que justamente os gatos-selvagens seriam melhores animais de estimação, pois os traços principais em sua personalidade são a postura dominante, a afabilidade e a conscienciosidade. E aí, vai trocar seu meigo gatinho por um feroz da natureza? Acho que não, hein?
*Publicado em 02/12/2015
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!