Hoovervilles: os acampamentos de sem-teto na Grande Depressão

28/09/2022 às 12:402 min de leitura

Em 1929, o mundo passava por um momento delicado economicamente. Diversos países tiveram quedas drásticas em seu Produto Interno Bruto (PIB), sem contar as taxas de desemprego que estavam mais altas do que nunca. Por conta dessa grande dificuldade monetária, o período acabou sendo apelidado de Grande Depressão.

Os Estados Unidos foram uma das primeiras nações a observar os reflexos da Crise de 1929. No ano seguinte, surgiam pelo país as primeiras "Hoovervilles", nome dado para os acampamentos construídos para abrigar milhares de pessoas que perderam suas casas durante a recessão. Conheça mais sobre essa história nos próximos parágrafos!

A origem dos Hoovervilles

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O termo "Hoovervilles" foi cunhado como uma homenagem depreciativa ao então presidente dos EUA Herbert Hoover, a quem muitas pessoas culpavam por ter deixado o país cair no desespero econômico. Nas duas primeiras décadas dos anos 1900, os norte-americanos haviam vivenciado uma situação muito diferente.

Aquela época era considerada muito promissora, com cada vez mais pessoas se apoiando aos sistemas de crédito bancário para impulsionarem as suas vidas. No entanto, o crash da Bolsa de Valores de Nova York em outubro de 1929 e o fracasso dos bancos no país criaram uma tremenda bola de neve.

Hoover, por sua vez, não tomou nenhuma grande medida para evitar que mais e mais americanos se endividassem. Em seu último ano de mandato, a taxa de desemprego dos EUA havia chegado aos 25% e mais de 15 milhões de pessoas estavam desempregadas ou haviam perdido suas casas. Assim, surgiram as "Hoovervilles". 

Situação caótica

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Em diversas situações, as Hoovervilles foram construídas por trabalhadores qualificados de construção que estavam desempregados, usando pedras e tijolos de prédios demolidos para construir casas sólidas. No entanto, a maioria dos edifícios eram apenas abrigos toscos feitos de papelão, madeira e sucata de metal.

Acampamentos menores surgiam e desapareciam com uma alta frequência, mas outros se mostravam mais permanentes. Na região de Seattle, por exemplo, um dos oito abrigos existentes ficou de pé entre 1931  e 1941. Segundo historiadores, a vida nas Hoovervilles eram tidas como "sombrias", uma vez que não existia qualquer tipo de qualidade para se morar e a situação mostrava-se precária.

Muitos desses acampamentos foram construídos ao longo de rios para que a população local conseguisse cultivar vegetais, mas a Grande Depressão também deixou essas pessoas mais próximas de contrair algum tipo de doença. No Missouri, alguns campos chegaram a ter mais de 8 mil indigentes morando juntos em um espaço reduzido.

A frustração com as políticas de Hoover eram tantas que isso eliminou por completo a sua chance de reeleição em 1932. Então, quem assumiu o cargo de presidente dos EUA foi Franklin D. Roosevelt, o pai do New Deal — uma série de medidas políticas que visavam a recuperação econômica dos habitantes do país. Conforme os Estados Unidos foram saindo do buraco, as Hovervilles foram sendo abandonadas e demolidas aos poucos, com a taxa de desemprego caindo consideravelmente em grande velocidade.  

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: