Confira 5 quadros famosos repletos de mistérios

03/08/2019 às 05:592 min de leitura

Não é novidade que existem muitas pinturas famosas envoltas em histórias curiosas ou que retratam elementos misteriosos. Graças às tecnologias disponíveis hoje em dia — como a datação por carbono, análises químicas e diagnóstico por imagem — já foi possível esclarecer alguns desses segredos.

No entanto, existem muitos outros quadros que continuam intrigando restauradores e especialistas, contando com elementos que provavelmente só serão esclarecidos se os autores voltarem de suas covas! O pessoal do site Quo reuniu diversas dessas obras — algumas com seus mistérios já desvendados, outras não — em um interessante artigo, e você pode conferir cinco delas a seguir:

1 – Las Meninas

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Pintado por Velázquez em 1656, o quadro retrata a família de Felipe IV. Todas as pessoas que aparecem na pintura são conhecidas, menos uma — a mulher que aparece marcada na figura —, e ninguém conhece a identidade da dama na penumbra. Outra curiosidade sobre “Las Meninas” é que não se sabe se o pintor reproduziu uma cena refletida em um espelho ou se a intenção era retratar os reis, que aparecem em um espelho ao fundo do ambiente.

2 – Gioconda

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Também conhecida como Mona Lisa, a obra acima provavelmente seja uma das pinturas mais famosas e intrigantes do mundo. O quadro foi criado por Leonardo da Vinci no século 16, e oficialmente retrata uma mulher chamada Lisa Gherardini. Contudo, especialistas italianos apontaram que o rosto pode ter sido inspirado no do amante do pintor, um rapaz chamado Gian Giacomo Caprotti ou “Salai”. Será?

3 – Doutor Paul Gachet

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Pelo estilo você já deve ter deduzido que se trata de uma obra de Van Gogh. O quadro é de 1890 e, na verdade, não apresenta nenhum elemento misterioso em sua composição. Contudo, Ryoei Saito, o homem que o adquiriu em 1990 pela escandalosa quantia de US$ 82,5 milhões (cerca de R$ 185 milhões), prometeu que quando morresse seria cremado juntamente com o retrato e, desde que faleceu em 1996, mais ninguém pôs os olhos no Dr. Gachet.

4 – Matilde

Fonte da imagem: Reprodução/Floriana Jucan

A mulher acima, retratada por Diego Rivera, é Matilde Urrutia e foi a terceira esposa de Pablo Neruda. No entanto, os dois se envolveram enquanto o Nobel chileno ainda estava casado, e o pintor da obra, que sabia do caso entre os amantes, deu o quadro de presente a Matilde com uma surpresinha oculta. Se você prestar atenção nos cabelos da peça, notará que Rivera inseriu o perfil de Neruda entre os cachos da mulher.

5 – La réproduction interdite

Fonte da imagem: Reprodução/WikiPaintings

No interessante quadro acima, pintado em 1937, Rene Magritte ocultou a identidade do homem da imagem e acabou despertando a curiosidade de especialistas em arte por muito tempo. Hoje já se sabe que se trata do banqueiro Edward James, que foi retratado a partir de uma fotografia tirada enquanto contemplava uma obra do artista.

Porém, até que a misteriosa identidade fosse finalmente revelada, chegou-se a pensar que se tratava de um retrato de Edgar Alan Poe devido ao livro que aparece na cena, intitulado “A Narração de Arthur Gordon Pym”.

*Publicado originalmente em 10/07/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: