Artes/cultura
30/11/2017 às 04:00•2 min de leitura
Pesquisadores chineses analisaram como 57 tipos diferentes de bebida agiriam sobre os efeitos da ressaca, e o resultado surpreendeu: segundo eles, a Sprite é o refrigerante que tem o melhor potencial de curar o porre da noite anterior. O refrigerante é o que mais elimina a substância química acetaldeído, que é a principal responsável pelos efeitos ruins da ressaca.
Mas se ao invés de um refrigerante você quiser uma solução mais natural, você pode tomar um bom tanto do suco da conserva do picles. Supostamente, o sal e o vinagre dessa composição restauram os níveis de eletrólitos do corpo, só que parece ser algo bem difícil de engolir...
Na Itália, o expresso é a bebida preferida na hora de curar a ressaca. E quanto mais forte o café, melhor: ele supostamente dilata os vasos sanguíneos do cérebro, aliviando aquela dorzinha de cabeça chata que insiste em te lembrar que a noite anterior foi de enfiar o pé na jaca.
Você já deve ter ouvido o ditado de que o melhor jeito de curar a ressaca é continuar bebendo. Na Dinamarca, existe até uma cerveja específica para isso: a Reparationsbajer, ou “Cerveja de Reparação”. Alguns cientistas inclusive acreditam que uma pequena dose alcoólica durante a ressaca pode ajudar a eliminar o álcool da noite anterior.
Já em Porto Rico, o ritual envolve um limão. Mas não vá pensando que eles curam a ressaca preparando uma caipirinha: na crença popular do país, esfregar um limão nas axilas pode ajudar a combater os efeitos do porre. Se isso funciona a gente não sabe, mas que deve deixar a pessoa com um cheirinho agradável, isso deve!
Outra opção natureba para curar a ressaca é mistura ovo cru com molho inglês, sal e pimenta. O ovo, entretanto, não deve ter a gema estourada e você deve engolir tudo de uma vez. Se isso funciona, a gente não sabe; portanto, se você tiver coragem de testar, é por sua própria conta e risco!
*Publicado em 12/10/2016