Artes/cultura
02/10/2019 às 17:00•2 min de leitura
As mudanças climáticas são um problema conhecido por todos: está nos jornais, na TV, na internet, no rádio, nas redes sociais... Em todo lugar. O aquecimento global é uma questão da qual não temos como fugir. Enquanto nós, seres humanos, somos dotados de racionalidade e artifícios para driblar os desafios que surgiram a partir dessas mudanças, os animais não são. Por esse motivo, eles são os que mais têm sofrido com a questão do aquecimento global. Não é à toa que, a cada dia que passa, ficamos sabendo de mais uma espécie que está ameaçada de extinção no planeta.
Em 2008, a organização não governamental World Wildlife Fund criou uma campanha para conscientização em relação a esse tema chamada "WWF Japão — População por pixel", em parceria com a agência Hakudo C&D de Tóquio. Por trás da ideia genial estavam os diretores criativos Nami Hoshino, Yoshiyuki Mikami e o designer Kazuhiro Mochizuki.
Essa campanha foi revivida recentemente através de uma publicação na rede social Reddit, que acabou se tornando viral. Inspirado pelo trabalho feito, o usuário Imgurian JJSmooth44 iniciou um novo projeto utilizando a lista de extinção do Animal Planet, que se tornou tão impactante quanto da WWF. "Fiz isso como um desafio de programação.", afirmou JJSmooth44. “Eu fiz isso em python, mas o código é muito grosseiro. Então, eu só me preocupei com o produto final e não com a legibilidade", finalizou ele.
Estima-se que apenas 3.000 a 5.500 animais dessa espécie estejam vivos no mundo.
Atualmente, restam apenas 60 desses animais no globo inteiro.
Restam apenas 450 tigres siberianos.
Estima-se que ainda restam de 40.000 a 50.000 elefantes asiáticos no planeta.
Esses animais, também conhecidos como doninha-de-patas-pretas, contabilizam atualmente 300 ao todo.
Restam apenas 5.000 ao redor do mundo.
Estima-se que restam entre 10.000 e 50.000 bonobos no planeta.
Estima-se que restem entre 45.000 e 69.000.
Estima-se que restam apenas 2.000.