Cobra de duas cabeças rara aparece em exibição nos EUA

17/08/2023 às 08:002 min de leitura

Após passar dois anos se recuperando de uma lesão, uma raríssima cobra duas cabeças está de volta à exibição em um zoológico do Texas, nos Estados Unidos. O extraordinário animal recebeu dois nomes, sendo um para cada cabeça: Pancho e Lefty. Atualmente, o réptil está em um recinto especialmente projetado no Cameron Park Zoo em Waco. 

Pancho e Left chegaram ao zoológico pela primeira vez em 2016 e logo se tornaram uma grande atração para o público. Uma mulher que morava perto de Waco avistou a cobra em seu quintal quando ela era apenas um bebê e rapidamente contactou as autoridades locais.

Condição rara

(Fonte: Cameron Park Zoo)(Fonte: Cameron Park Zoo)

Quando foram encontrados, Pancho e Lefty possuíam apenas 20 centímetros de comprimento e tinham entre 18 e 20 semanas de vida. O réptil, que é um espécime de cobra-rato ocidental (Pantherophis obsoletus) passou por uma quarentena de 18 meses antes de entrar em exibição no zoológico em 2018. 

O animal tem uma condição rara chamada bicefalia, que ocorre quando um único embrião começa a se dividir em gêmeos idênticos, mas não consegue se separar completamente. Quando essa situação ocorre em humanos, acabamos apelidando de gêmeos siameses.

Esse é um fenômeno que ocorre na natureza há pelo menos 150 milhões de anos, o que foi possível comprovar através da descoberta de um fóssil de réptil de duas cabeças na China. Embora Pancho e Lefty atualmente sejam criaturas saudáveis, tal condição de vida acarreta algumas dificuldades.

Processo de recuperação

(Fonte: Cameron Park Zoo)(Fonte: Cameron Park Zoo)

Como dito anteriormente, navegar pelo mundo com duas cabeças — e dois cérebros — não é exatamente a coisa mais fácil de todas. Como o corpo de Pancho e Lefty recebem sinais de dois centros de comando diferentes, seus movimentos são descoordenados e desajeitados. Por conta disso, a cobra machucou o pescoço esquerdo ao tentar se mover em duas direções opostas em 2021.

Então, o animal teve que ser retirado de exibição para poder se recuperar. A ferida demorou mais de um ano para estar completamente cicatrizada. Agora, tendo maior conhecimento da situação, o aquário onde os irmãos siameses estão expostos não possui qualquer tipo de pedra ou galho em que seu pescoço possa ficar preso.

Quando Pancho e Lefty chegaram ao zoológico, sua cabeça esquerda era o lado mais dominante e geralmente o que consumia maior parte das refeições da criatura. Anos depois, no entanto, o lado direito do cérebro parece ter assumido essa função. Em geral, cobras nascidas com duas cabeças não conseguem sobreviver direito na natureza.

Como trabalham com dois cérebros, esse tipo de animal pode enfrentar sérios problemas na hora de decidir em que direção fugir de um predador, por exemplo. Nesse sentido, nem sempre duas cabeças pensam melhor do que uma.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: