Ciência
24/10/2023 às 11:00•2 min de leitura
Steve Irwin foi uma celebridade australiana conhecida mundialmente como “O Caçador de Crocodilos”. Ambientalista e especialista em animais selvagens, Irwin conquistou o mundo com o programa Crocodile Hunter, sobre a vida animal, lançado pelo canal Animal Planet. A partir daí, começou uma profícua carreira com programas em diversos canais, além de documentários e filmes. Infelizmente, em uma dessas gravações, Steve foi atacado por uma arraia e não sobreviveu aos ferimentos.
O que menos gente sabe é que Steve era muito mais do que um apresentador. Tendo sido criado em uma família de especialistas em animais selvagens, a aventura nunca foi algo distante para ele. Além de fazer essas aparições em situações de perigo, Steve foi um grande ambientalista e defensor dos animais.
Durante a década de 1990, Steve descobriu uma nova espécie de tartaruga, batizada em sua homenagem. A Elseya irwini é uma tartaruga rara e endêmica do nordeste da Austrália. Ele e seu pai descobriram o animal durante uma viagem de pesca e, depois de consultar especialistas em tartarugas, souberam se tratar de uma nova espécie.
A tartaruga-de-irwin — como ficou conhecida — possui uma habilidade incomum e compartilhada por poucas outras espécies de tartarugas: poder respirar embaixo d'água graças à cloaca, uma cavidade no final do trato digestivo que, neste caso, se assemelha a guelras e permite a difusão de oxigênio. Para isso, é importante que a fonte de água seja rica em oxigênio.
Outra característica da espécie é a falta de pigmentação nas fêmeas, que confere ao animal um aspecto esbranquiçado.
Essa tartaruga é encontrada principalmente no rio Burdekin e a recente construção de uma represa diminuiu a qualidade da água e pode estar colocando a sobrevivência da espécie em risco.
Robert e o mais novo bebê da tartaruga Elseya irwini. (Fonte: Robert Irwin/Instagram/Reprodução)
É aí que entra a figura de Robert Irwin. Robert, agora com 19 anos, anunciou o primeiro nascimento de uma tartaruga-de-irwin em cativeiro. A reprodução ocorreu no Australia Zoo e o novo bebê vai ganhar um lago novo com a água nas especificações exatas para sua condição.
O filho de Steve e da também apresentadora e zoóloga Terri Irwin seguiu os passos da família, tanto na carreira televisiva como na carreira de especialista em vida selvagem. Robert e sua irmã, Bindi, começaram a aparecer nos programas dos pais e logo ganharam um programa voltado ao público infantil.
Steve Irwin faleceu em 2006, aos 44 anos, enquanto gravava cenas para um documentário sobre os animais mais mortais do oceano. Ele e o cameraman, Justin Lyon, encontraram uma arraia gigante e entraram na água para gravar a cena. O animal pode ter se assustado com a proximidade e atacou o apresentador com centenas de ferroadas em poucos segundos. Alguns dos ataques perfuraram o pulmão e o coração de Irwin, que faleceu ainda no bote, antes do resgate chegar.