Ciência
03/07/2017 às 04:00•2 min de leitura
O cinema é uma fábrica de sonhos. Portanto, como a maior parte dos sonhos, não deve ser levado muito a sério. Principalmente se estiver mostrando alguma inteligentíssima técnica de sobrevivência.
Alguns dos exemplos abaixo são bastante remotos, mas exemplificam como é possível perder a própria vida se você imitar seu herói da telona. Confira 7 exemplos do que NÃO deve ser feito em uma situação de emergência – a não ser que você queira morrer, é claro.
Se por acaso você estiver praticando um mergulho e der de cara com um tubarão, qual será sua reação? Você pode até encarnar a Lara Croft que há em você e dar um soco na criatura, mas isso não te salvará de uma morte rápida – no fundo, você só vai irritar ainda mais o bichinho.
Em “Homem de Aço”, um dos personagens grita para os outros se esconderam de um tornado debaixo de um viaduto. Péssima ideia! Pode funcionar na ficção, mas o serviço norte-americano de climatologia explica que fazer isso é pior do que ficar em um campo aberto.
Quebrou a perna e precisa de um reparo imediato? O que acha de improvisar um torniquete como fez o personagem de Jeff Goldblum em “Jurassic Park”? Se você tem amor à vida, jamais faça isso! Esse tipo de curativo bloqueia completamente a circulação e pode te fazer perder o membro – e até te levar à morte!
Levou um soco no nariz e começou a sangrar? O cinema te ensina a levantar a cabeça, não é mesmo? Só que te ensina errado! Isso pode fazer seu corpo entrar em choque! O ideal é sentar, deixar o sangue escorrer e pressionar suas narinas.
Não! Não deixe o vento entrar por sua janela durante um furacão! Alguns filmes explicam que essa é uma tática para igualar a pressão interna e externa, mas isso pode fazer o seu telhado ser arrancado! Ou quem sabe sua casa inteira saia voando por aí, como a da Dorothy em “O Mágico de Oz”.
Quando James Bond foi envenenado, ele tentou forçar o vômito para melhorar. A não ser que isso seja uma ordem expressa de um médico, jamais tente repetir em casa: o veneno é tóxico (duh!) e vai causar mais dano à sua boca e ao seu esôfago do que ao seu estômago.
Está sozinho em um barco no meio do oceano e ficando com muita sede? Nem pense em beber sua urina, como o protagonista de “Waterworld”! O xixi é eliminado de nosso corpo com uma quantidade enorme de impurezas, principalmente sais. Tomar esse líquido vai ter fazer ficar ainda mais desidratado.
***
Anotaram tudo direitinho para nunca repetir essas bobagens cinematográficas? Se você se lembrar de mais alguma dica preciosa do cinema que não serve para nada, comente aí embaixo!
*Publicado em 30/09/2015