Ciência
20/10/2016 às 10:39•1 min de leitura
O autocontrole é uma característica que começa no cérebro e tem muita a ver com a recompensa: às vezes, as pessoas conseguem evitar um prazer imediato para provar um prazer maior mais tarde. Há muito tempo essa relação entre o impulso e a recompensa tem sido analisada pelos cientistas, que acabam de descobrir que o autocontrole também pode estar relacionado à empatia.
Para quem não sabe, a empatia, resumidamente, é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa e entender seus sentimentos. Nós falamos bastante dela em um artigo mais detalhado, que você pode ler aqui. A relação entre ela e o autocontrole parece não ser óbvia, mas os cientistas notaram alterações problemáticas nessas duas características quando o músculo temporoparietal, no cérebro, é danificado.
Egocentrismo pode estar relacionado à falta de autocontrole
Os cientistas da Universidade de Zurique, na Suíça, acreditam que o autocontrole é uma forma de você criar empatia por você mesmo! É como se você conseguisse se imaginar como outra pessoa no futuro e entendesse quais serão as necessidades e os anseios desse outro “eu”. Por isso essas duas características estariam tão próximas dentro de nossa cachola.
Agora, os cientistas tentam desvendar o funcionamento da junção temporoparietal, para criar tratamentos contra os vícios e a obesidade, por exemplo, já que isso quase sempre está ligado a problemas de autocontrole. Eles acreditam que, se conseguirem atingir um resultado satisfatório, poderemos, por tabela, ter um mundo mais empático no futuro, isto é, com menos pessoas egoístas.