Estilo de vida
21/08/2012 às 09:45•1 min de leitura
(Fonte da imagem: Thinkstock)
Você já deve ter ouvido diversos conselhos de pessoas tentando corrigir a sua postura, sugerindo que você mantenha as costas eretas e os ombros abertos. Entretanto, além de fazer bem para a coluna e ajudar a evitar inúmeras lesões, de acordo com uma notícia publicada pelo pessoal do Brainscape, a forma como nos posicionamos também pode influenciar a nossa memória e aprendizado.
Segundo o artigo, existem vários estudos que apontam que estar em uma posição desconfortável pode estimular o lado esquerdo do cérebro, que também é a parte que fica mais ativa quando estamos aprendendo algo novo. Assim, adotar uma postura relaxada na hora de estudar ou ler alguma coisa não é a melhor das opções.
Além disso, um estudo realizado pela Universidade da Flórida encontrou evidências de que adotar uma postura correta na hora de estudar aumenta significativamente a retenção e o resgate de memórias episódicas. Assim, de acordo com o estudo, quando nos recordamos de algo, também nos lembramos das situações e emoções relacionadas a essa memória.
Portanto, adotar uma postura relaxada e desconfortável durante o processo de aprendizagem pode ser relacionado mais tarde com uma memória desagradável. Embora existam apenas evidências sugerindo que a postura adotada pode nos ajudar a lembrar com mais facilidade daquilo que aprendemos, não custa nada tentar manter uma posição adequada durante as aulas. Na pior das hipóteses, você estará beneficiando o próprio corpo e evitando lesões.
Fontes: Brainscape e Research Gate