Consumo de refrigerante pode estar relacionado com comportamento violento

22/08/2013 às 05:112 min de leitura

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, relaciona o consumo de refrigerantes por crianças com o desenvolvimento de comportamentos agressivos.

O resultado da pesquisa foi publicado pela revista Pedriatrics e alerta os pais e educadores a limitar e restringir a oferta de refrigerantes açucarados e cafeinados aos pequenos.

Os hábitos sociais e alimentares de cerca de 3 mil crianças americanas foram compilados na pesquisa, com grupos de 20 cidades diferentes dos Estados Unidos. As mães responderam a uma série de perguntas sobre o comportamento de seus filhos e a média de consumo diário da bebida.

Quanto mais refrigerante, mais insolente

A pesquisa analisou os dados de crianças dentro da faixa dos 5 anos de idade e concluiu que aquelas que bebiam pelo menos quatro porções (copos) de refrigerantes por dia tinham duas vezes mais chances de apresentar comportamentos violentos do que aquelas que não consumiam a bebida.

Entre os possíveis problemas comportamentais relacionados nesse estudo estão a insolência contra adultos, brigas com outras crianças, destruição de pertences alheios e ataques verbais, como xingamentos e insultos contra as pessoas. Essas crianças também apresentaram maior dificuldade em prestar atenção a instruções e a seguir regras, além de serem mais retraídas socialmente do que outras aos 5 anos de idade.

Os pesquisadores estão seguros de que há uma relação entre o consumo de refrigerantes e o comportamento agressivo das crianças. Os dados levaram em conta aspectos sociais e demográficos, além das diferentes práticas de educação que essas crianças recebiam. Na pesquisa, foram considerados fatores como o consumo de doces, o tempo de exposição a programas televisivos violentos e qualidade do sono dos pequenos.

Reação da indústria

A American Beverage Association (ABA), que representa a indústria de bebidas nos Estados Unidos, reagiu à publicação dizendo que não é possível tirar conclusões tão imediatas entre o consumo de refrigerantes e o aparecimento de comportamentos agressivos nas crianças e que a própria pesquisa não identifica a natureza dessa relação.

Além disso, a associação apontou que as companhias de bebidas que ela representa não promovem seus produtos para grupos nesta faixa etária da pesquisa. É consenso, no entanto, que o consumo exagerado de refrigerantes leva à obesidade e pode causar doenças como a diabetes. Portanto, limitar o acesso das crianças a essas bebidas é uma maneira de educá-las para uma vida mais saudável – e, quem sabe, mantê-las mais comportadas.

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: