Ciência
04/02/2019 às 13:00•3 min de leitura
Seres humanos são criaturas que frequentemente buscam aprovação. Ficamos felizes se alguém gosta de uma piada que contamos, morremos de alegria se o jantar ficou bom e todo mundo repetiu o prato e, claro, nos sentimos confiantes quando sabemos que as pessoas do nosso convívio vão com a nossa cara. Não importa o tamanho de nosso círculo social: nós sempre queremos ser bem vistos.
Se você acha que está longe de ser uma pessoa agradável, preste atenção nas dicas a seguir. Elas foram retiradas da coluna de Richard Feloni na revista Time. Feloni se baseou nas características listadas pelo escritor Napoleon Hill, que é autor de um grande best seller sobre sucesso e enriquecimento. Hill listou algumas características presentes em pessoas agradáveis. Confira:
É fácil ser cínico e falar com as pessoas com má vontade ou de maneira grosseira, mas, se você quer que os outros achem você uma pessoa legal, não é isso o que a gente recomenda. Já é comprovado que gente positiva e otimista tem mais sucesso e uma reputação melhor.
Se alguém grita demais ou constantemente sobe o tom da voz para mostrar que tem razão, essa pessoa não é exatamente alguém com quem todo mundo gosta de conversar. Pessoas que se comunicam bem são aquelas que falam de forma clara, confiante e com um tom de voz amigável, e não intimidador.
Todo mundo se estressa, se irrita, perde a paciência de vez em quando e, inclusive, fica triste. Agora, se você espera que as pessoas à sua volta gostem de você, é melhor manter a compostura e evitar ter rompantes de raiva ou até mesmo de alegria extrema.
Hill nos lembra de que esperar a hora certa de agir coloca qualquer um em vantagem com relação às pessoas mais impacientes. A pressa, além de inimiga da perfeição, como diz o ditado, também costuma estar por trás de atitudes que não tiveram um final feliz.
Pessoas que não aceitam críticas, são preconceituosas, mesquinhas e não aceitam outros pontos de vista e argumentos deixam isso transparecer e, consequentemente, não são consideradas muito agradáveis. Aliás, de acordo com Hill, quem tem uma mente fechada geralmente perde oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Fica a dica.
Sorrir é fundamental, sempre. Faz bem para você mesmo e, agora você já sabe, para suas relações interpessoais. Quando você sorri, as pessoas à sua volta ficam tranquilas e com a guarda baixa.
Parece até indireta para quem atualiza o status do Facebook a cada dois minutos ou para quem xinga muito no Twitter, mas a verdade é que, de acordo com Hill, pessoas agradáveis não costumam ofender outras pessoas dizendo exatamente tudo o que pensam ou sentem, ainda que tenham razão.
Voltando ao exemplo do Facebook ou dos comentários feitos na internet de maneira geral, é simples: quando você é grosseiro e deixa isso explícito, quem vê de fora vai apenas pensar que você é uma pessoa agressiva e que tem algum problema de autoconfiança para precisar se expressar dessa maneira. Pessoas vistas assim são consideradas agradáveis? É claro que não.
Deixar tudo para depois passa a imagem de que você é uma pessoa com medo de colocar a mão na massa ou de que não se compromete realmente com nada.
Boa ação, aqui, vai desde dar passagem para alguém até surpreender um colega de trabalho com algum mimo. Detalhe: pessoas agradáveis fazem esse tipo de gentileza sem esperar nada em troca. Já é comprovado que pessoas gentis têm relacionamentos interpessoais de ótima qualidade.
Se quando alguém corrige alguma coisa feita por você a sua primeira atitude é ficar com raiva e pensar logo em uma maneira de provar que estava certo, temos uma má notícia: talvez os outros não o vejam como uma pessoa muito agradável. Na verdade, se alguém está corrigindo você, seria bacana ver isso como um aprendizado. Ninguém sabe de tudo, e as pessoas que gostam de se mostrar certas o tempo todo são, na verdade, as mais inseguras.
Pessoas agradáveis são atenciosas e, durante uma conversa, dão abertura para que o interlocutor fale à vontade. Elas demonstram interesse pelo que o outro está falando.
Aqui, de novo, é preciso frisar a importância da espontaneidade – de outra forma, você vai parecer um “puxa-saco”. Reconheça as coisas legais que os outros fazem, mas sem exagerar nos elogios.
Pessoas agradáveis se preocupam com a imagem que passam e, por isso, frequentemente pedem a opinião sincera daqueles que as conhecem mais de perto. Como aceitam críticas de forma positiva, se têm um feedback de que poderiam melhorar em determinado aspecto, é exatamente isso que farão. Como disse Feloni, as pessoas de sucesso não fingem que são agradáveis. Elas são agradáveis porque se importam com suas condutas e com a imagem que passam aos outros.