Ciência
17/06/2011 às 11:01•2 min de leitura
Quantas vezes você estava ansiosa para tomar uma decisão importante ou muito nervosa pelos cantos, por algum motivo, e alguma alma boa e paciente lhe aconselhou: “Vai dormir e amanhã você pensa melhor com a cabeça fria”? Na hora da angústia, dormir pode parecer impossível! Mas no dia seguinte, surpresa! Realmente com o sono em dia, tudo foi resolvido de forma mais tranquila, não é verdade?
Esse tradicional conceito que há muitos anos existe entre os nossos costumes foi comprovado por uma pesquisa feita pela Universidade de Massachusetts e divulgada no Journal of Sleep Research. Os pesquisadores descobriram que um bom sono, não só tem um efeito positivo sobre os níveis de energia das pessoas, mas também pode facilitar e melhorar o seu complexo de habilidades cognitivas, tais como a tomada de decisão.
A pesquisa, conduzida pela professora Rebecca Spencer, foi realizada com 54 pessoas adultas e jovens que foram divididas em dois grupos. No teste os voluntários aprenderam um jogo de cartas com recompensas em dinheiro, parecido com os jogos de cassinos. Um grupo aprendeu de manhã e o outro, no fim do dia. Nenhum dos dois grupos aprendeu o truque para vencer o jogo e doze horas depois, eles tinham que voltar para jogar. Aqueles que jogaram no fim do dia foram muito melhor do que os insones (forçados) na hora de descobrir o truque para vencer o jogo, pois puderam dormir nas 12 horas que se passaram antes de voltar, e esses também compreendiam melhor as regras do jogo. Os que não descansaram tiveram um rendimento bem menor. Cerca de 80% desse grupo conseguiu adivinhar, contra os 40% dos indivíduos que não dormiram.
Rebecca Spencer e os pesquisadores da Universidade de Massachusetts acreditam que esse benefício que uma noite bem dormida oferece pode ser derivado das mudanças nos processos emocionais cognitivas e subjacentes que acontecem durante o sono. “Nosso palpite é que este efeito mais efetivo na tomada de decisões é algo que depende do movimento rápido dos olhos ou REM, que é o período criativo do nosso ciclo de sono” afirmou Rebecca. A pesquisa só reforça o velho e conhecido conceito para tomar decisões, resolver problemas e até curar angústias sentimentais: nada como encostar a cabeça no travesseiro e ter uma boa noite de sono.