Artes/cultura
07/05/2013 às 06:03•1 min de leitura
Todos nós somos pegos de surpresa uma vez ou outra com a sensação insuportável de câimbras musculares. Elas surgem “do nada” e são capazes de fazer você ficar sem fôlego por alguns segundos. Assim como elas aparecem, também somem, o que faz com que a situação fique ainda mais intrigante. Você já se perguntou o motivo dessas dores aparecerem?
Em grande parte dos casos, as câimbras não são nada graves e, geralmente, são causadas pela desidratação. Segundo reportagem do The Wall Street Journal, o grande culpado geralmente é uma dieta com pouca ingestão de líquidos, ou exercícios contínuos e pesados.
A falta de líquidos provoca uma perda de eletrólitos, como sódio, potássio e cálcio. E, se os eletrólitos estão fora de sintonia, você pode ter alguns espasmos musculares. Outra causa apontada por especialistas está no estresse mecânico dos músculos, como os causados por ficar de pé por muito tempo ou a fadiga muscular que ocorre ao andar sobre superfícies muito duras.
Ambas as situações podem acarretar câimbras noturnas. Além disso, algumas toxinas ingeridas por pessoas que fumam com muita frequência ou que abusam do uso do álcool também podem criar o desequilíbrio nos eletrólitos, o que também pode ser uma fonte de câimbras musculares repentinas.
Então, qual seria a solução para isso. Segundo Dr. Morrissey, entrevistado pelo jornal norte-americano, o melhor para acabar com as câimbras é manter uma alimentação balanceada e manter-se sempre hidratado. Uma boa alternativa são os repositores hidroeletrolíticos, mais conhecidos como bebidas isotônicas.