7 sentimentos que só têm nomes em outros idiomas

05/04/2017 às 03:002 min de leitura

Às vezes, temos dificuldades ao traduzir sentimentos em palavras, e tanto é assim que algumas palavras fazem apenas sentido em seu idioma original – nós já mostramos alguns exemplos de vocábulos que não possuem traduções literais: aqui a parte 1 e aqui, a parte 2. O Mother Nature Network reuniu mais alguns termos que, mesmo que estejam em outra língua, podem ajudar a nomear coisas que você talvez já tenha sentido um dia:

1 – Andrewissimma

Esse é o nome do sentimento de extrema alegria que faz com que a pessoa queira rodopiar e cantar quando chega ao topo de uma linda montanha. Bem específico, né? A palavra “andrewissimma” é em homenagem a Julie Andrews, que faz exatamente isso no clássico “A Noviça Rebelde”.

undefined

2 – Riftlonging

Você está na fila da padaria, olha pela vitrine e vê que ainda tem alguns pães de queijo, que é o que você mais quer comer no momento. Tudo vai bem até que a pessoa que está à sua frente pede para que o atendente embale todos os pães de queijo. Não sobra nem mesmo um pãozinho para você. A situação deve soar familiar para várias pessoas, e agora pelo menos elas já sabem qual é o nome oficial dessa grande sacanagem.

undefined

3 – Lachryvision

Essa palavra é a combinação de dois conceitos: o da visão e o do choro. Basicamente, é aquela emoção grandiosa que sentimos quando estamos diante de uma grande obra de arte ou quando ouvimos uma música realmente incrível. Se dá vontade de chorar, de sorrir e de gritar para todo mundo ouvir, é lachryvision.

undefined

4 – Eeekhohlia

Digamos que você tenha pavor de iguanas e acabe indo à casa de um amigo que tem qual animal de estimação? Isso mesmo: uma iguana. Educado que é, você decide que o melhor a ser feito não é sair correndo e, por isso, acaba aceitando ficar no mesmo ambiente que a criatura que você tanto teme. Essa sensação de alerta que invade o seu coração a cada vez que você precisa ficar no mesmo ambiente em que está o animal do qual você tem mais medo se chama eeekhohlia.

undefined

5 – Plark

Você precisa estudar para a prova, pagar conta, ajudar nos afazeres domésticos, ir ao dentista, fazer exame de sangue, ir ao mercado, ligar para aquela amiga que precisa falar com você e, de repente, é tanta coisa que você acaba não fazendo nada. Quem nunca? Essa quase paralisação que nos acomete quando estamos atarefados demais é conhecida como Plark e, ao que tudo indica, anda de mãos dadas com a boa e velha procrastinação.

undefined

6 – Lalal

Depois de muito tempo dentro de casa, você resolve sair e, para a sua sorte, está fazendo um sol maravilhoso. Quando você sente aquele calorzinho gostoso na pele, depois de muito tempo em um ambiente fechado, é lalal.

undefined

7 – Walishgang

Quando um lugar ou uma situação que não existe mais marcou a sua vida de forma intensa. É o amor profundo que se sente por esse lugar ou por essa experiência, aquela memória afetiva, aquela saudade de algo que você sabe que não vai acontecer de novo. Um bom exemplo é algo que tenha marcado muito a sua infância – uma árvore em uma pracinha, a casa antiga da sua avó, a festa junina da 5ª série e por aí vai. O sentimento é bonito e relativamente triste ao mesmo tempo.

undefined

*Publicado em 5/10/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: