Quais são as oito fases da lua e como acontecem

23/07/2019 às 07:003 min de leitura

Todos sabem que as fases da Lua são Nova, Crescente, Cheia e Minguante, não é mesmo? Entretanto, nem todo mundo sabe que essas são apenas as quatro etapas principais do ciclo lunar — que tem duração de mais ou menos 29,5 dias. Na verdade, existem oito fases no total, que marcam a variação da porção iluminada do satélite visível aqui da Terra, dando a impressão de que a Lua “muda” de formato no decorrer do ciclo. Confira a seguir quais são todas elas:

1ª Fase: Lua Nova

Lua Nova(EarthSky)

A Lua Nova ocorre quando o satélite se encontra posicionado entre o Sol e a Terra, e os três astros ficam mais ou menos alinhados. Nessa etapa do ciclo, apenas a face posterior da Lua — aquela que não fica voltada para nós — recebe a luz solar e, portanto, ela não fica visível aqui do nosso planeta.

2ª Fase: Lua Crescente

Lua Crescente(Time and Date)

Também conhecida como Crescente Côncava, essa etapa representa a transição entre Lua Nova e a Quarto Crescente, isto é, a 3ª fase do ciclo lunar. No início desse período, a porção visível do satélite parece apenas uma “unha” no céu noturno e vai aumentando gradativamente até que 34% da superfície lunar podem ser vistos da Terra.

3ª Fase: Quarto Crescente

Quarto Crescente(Universe Today)

Em sua fase Quarto Crescente, a Lua se encontra em um ângulo de 90 graus com relação ao Sol e à Terra e, portanto, metade dela pode ser observada aqui do planeta.

4ª Fase: Crescente Gibosa

Crescente Gibosa(BBC)

Esta fase também é conhecida como Lua Crescente Convexa e é marcada pela transição da etapa Quarto Crescente para a Cheia. Isso significa que o que vemos é uma porção cada vez maior do satélite se tornando iluminada no céu noturno.

5ª Fase: Lua Cheia

Lua Cheia(NASA/Robert Gendler)

A Lua Cheia corresponde ao oposto da Lua Nova, ou seja, nessa fase, o satélite se encontra no lado oposto da Terra com relação ao Sol, e toda a face iluminada pode ser observada claramente aqui do nosso planeta.

6ª Fase: Minguante Gibosa

Minguante Gibosa(Time and Date)

Também chamada de Minguante Convexa, essa etapa do ciclo, como você já deve ter deduzido, marca a transição da Lua Cheia para a Quarto Minguante, portanto é quando o satélite começa a ficar gradualmente menos iluminado. Aliás, na fase Minguante Gibosa a porção visível da Lua corresponde à oposta da fase Crescente Gibosa.

7ª Fase: Quarto Minguante

Quarto Minguante(Astrosurf)

Quando a Lua chega nessa fase do ciclo, por conta de seu posicionamento com relação à Terra e ao Sol, metade dela fica visível no céu noturno — e, sim, essa etapa corresponde ao oposto da Quarto Crescente.

8ª Fase: Lua Minguante

Lua Minguante(Moonglow Jewlery)

Outro nome para essa fase é Minguante Côncava, e ela se caracteriza pela etapa em que a porção visível da Lua vai se tornando gradualmente menor — até que parecer desaparecer completamente no céu noturno, dando início ao ciclo lunar novamente com a Lua Nova.

Curiosidades interessantes

  • É possível que em um mesmo mês ocorram duas Luas Cheias e, nesse caso, a segunda ocorrência recebe o nome de Lua Azul.
  • Apesar de parecer complicado, é possível diferenciar a fase Minguante da Crescente: se o satélite estiver visível à tarde, isso significa que ele está na etapa Crescente; se estiver visível pela manhã, é Minguante.
  • Outra forma de distinguir as duas fases é observar o lado da borda iluminada: se ele apontar para o oeste, se trata da Lua Crescente; para o leste, Minguante.
  • As fases da Lua são observadas de maneira invertida no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul. Elas ocorrem em forma de “espelho” nos dois hemisférios, o que significa que, enquanto nas primeiras quatro etapas, quem observa a Lua do sul vê as porções iluminadas à esquerda, o pessoal que se encontra no norte vê as regiões iluminadas à direita.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: