Ciência
26/05/2017 às 11:01•2 min de leitura
Com 11 metros de altura e localizada às margens da Rodovia Pan-Americana, a Mano del Desierto é uma homenagem do escultor chileno Mario Irazzábal às vítimas de tortura do regime militar que governou o país em meados do século passado. Ela foi inaugurada em 1992 e atrai muitos turistas, por estar em um local de fácil acesso no Deserto do Atacama, 75 km ao sul da cidade de Antofagasta.
O artista chileno Mario Irazzábal, da escultura acima, também é o autor da obra “A Mão” (ou “Os Dedos”), localizada em Punta del Este, no Uruguai. Ela foi inaugurada em 1982 e logo se transformou em um dos cartões-postais mais famosos de todo o país. A escultura foi feita em 6 dias, durante um encontro internacional de arte moderna – enquanto outros artistas buscavam praças, Irazzábal se arriscou a fazer algo na praia.
Essa escultura foi feita em 1980, no México, e levada até o campus da Universidade Oral Roberts – uma instituição ultracatólica. Quando construídas, as mãos pesavam 30 toneladas e mediam mais de 60 metros de altura, sendo a maior escultura de bronze maciço de todo o mundo!
Duas mãos enfeitam o litoral de Pohang, sendo que a mais famosa dela, a direita, fica dentro do mar. Elas são feitas de granito e bronze e foram inauguradas em 1999 para celebrar a chegada do novo milênio. As mãos simbolizam o fato de que todas as pessoas vivem juntas e, portanto, devem se ajudar.
O escultor indonésio Nyoman Nuarta é um dos mais importantes de seu país nos dias de hoje e projetou esta gigantesca mão, feita de aço, para enfeitar a entrada de um condomínio residencial de alto luxo na cidade de Bandung.
Miami é uma cidade com forte influência judaica nos Estados Unidos, por isso um grupo de sobreviventes do Holocausto se reuniu para criar um memorial na cidade. O arquiteto responsável foi Kenneth Treister, que incluiu a escultura de uma mão com 12 metros de altura, ladeada de pessoas desesperadas para se agarrar a ela.
Inaugurada em 2000, esta obra possui 2,5 metros de altura e celebra o desenvolvimento e a fabricação de produtos farmacêuticos. Ela está localizada na cidade de Ramsgate e foi projetada por David Barnes, com financiamento da Pfizer, uma gigante indústria do ramo de medicamentos.
Recentemente, um par de mãos surgiu nos canais de Veneza como forma de abrir os olhos da população para o aquecimento global. Elas “seguram” a cidade, que pode afundar se as águas continuarem subindo. A obra do artista Lorenzo Quinn deve ficar instalada por lá até o final de novembro.
O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.