Estilo de vida
01/07/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 01/07/2024 às 20:00
Uma das confusões mais comuns envolvendo regionalismos do inglês está no nome do esporte mais popular do mundo. Em quase todas as nações que têm esse idioma como oficial, ele é conhecido como football.
Porém, ao se referir ao nosso futebol nos Estados Unidos ou no Canadá, o termo é diferente. Por lá, essa palavra se refere ao que chamamos aqui de futebol americano — o esporte com a bola oval, tochdowns e o Super Bowl. O esporte da bola no pé, por sua vez, é chamado de soccer.
Essa diferença é explicada por questões regionais do século XIX, com uma origem inusitada do e que envolve uma terceira modalidade esportiva.
Esportes com uma variedade de regras envolvendo um objeto esférico e o uso de pés ou mãos para transportá-la são encontrados através do tempo em várias civilizações. Há registros de atividades com essas características e até a divisão por times na Grécia Antiga, entre os séculos II e III a.C. na China e na mesoamérica.
Só que a organização de um desses esportes em regras definidas só aconteceu em 1863, na Inglaterra. Foi nesse ano que uma organização de atletas chamada Football Association estabeleceu a prática do esporte que era jogado em uma série de instituições de ensino na região.
Ele era a versão com os pés, já bastante parecida com o que conhecemos hoje, e foi batizado inicialmente de association football, se referindo à entidade que ditou as regras.
O estabelecimento das regras foi importante para diferenciá-lo de um esporte "rival", que era jogado em outros colégios. Na Rugby School, o passatempo preferido era um jogo com as mãos, com os jogadores correndo na direção do campo adversário. Esse esporte ficou conhecido como rugby football, diferenciado do rival por homenagear à instituição onde nasceu.
Convivendo ao mesmo tempo com as duas modalidades, estudantes da Universidade de Oxford criaram reduções nos nomes para diferenciar os esportes. O rugby football virou "rugger", enquanto o association footbal virou "assoccer" — que logo foi encurtado mais uma vez apenas para soccer.
Ou seja, a palavra que hoje chama o futebol nos Estados Unidos, na verdade, surgiu na Inglaterra. Só que esse termo foi caindo em desuso no país e, com a popularização do nome rúgbi, o "futebol de associação" virou apenas football.
Criado nos Estados Unidos em 1869, o que conhecemos em português como futebol americano é um esporte inspirado ao mesmo tempo nas regras do futebol e do rúgbi. A primeira partida foi entre as equipes universitárias de Rutgers e Princeton.
No início da sua popularização, ele chegou de fato a ser chamado de American football, mas a redução football foi adotada ainda em 1876 e oficializada desde então.
Ao mesmo tempo, o "assoccer" se popularizou em colégios norte-americanos e os estudantes seguiram a tendência britânica de chamar o esporte da bola no pé de soccer. Quando o nome foi abandonado na Inglaterra, porém, isso não aconteceu em países como EUA, Canadá e Nova Zelândia — gerando a diferença que conhecemos até hoje.