Ciência
09/11/2011 às 16:24•3 min de leitura
Com a chegada do verão, muitas mulheres reservam algumas horas do dia ou mesmo os fins de semana para colocar o bronzeado em ordem. Afinal, ele proporciona uma aparência saudável e sensual.
E os benefícios não são apenas estéticos. Pesquisas comprovam que todos devem se expor à luz solar, pois ela faz com que o corpo absorva vitamina D, que contribui para a absorção de cálcio nos alimentos. O mineral tem papel fundamental na saúde dos ossos e ainda atua na prevenção da osteoporose, doença que provoca o enfraquecimento do esqueleto.
Vale ressaltar, no entanto, que tomar sol em excesso pode se tornar prejudicial para o organismo. Para um bronzeado saudável e duradouro, é preciso conquistá-lo aos poucos: você deve escolher os horários certos e a duração adequada para não desidratar a pele e, assim, favorecer o envelhecimento causado pela radiação solar.
Os cuidados para uma aparência dourada incluem atitudes para antes, durante e depois de ir à praia ou ao clube. Assim, confira as dicas para conquistar um bronzeado de dar inveja sem trazer prejuízos à pele.
Preparando-se para o bronzeado
Os cuidados para conquistar a pele dourada começam um mês antes da temporada de praia. É preciso cuidar da alimentação desde então para optar por um cardápio que favoreça o bronzeado.
Consuma diariamente várias porções de alimentos de cor laranja avermelhado e folhas verde escuras, por exemplo. Elas são ricas em betacaroteno e vitamina A, que aceleram a pigmentação da região exposta ao sol e ainda ajudam a fixar a cor por mais tempo. Aposte em cenoura, mamão, beterraba, abóbora, espinafre e mostarda para aproveitar os benefícios.
Vale ressaltar, no entanto, que não é preciso exagerar na dose. A palma da mão amarelada é sinal de excesso de betacaroteno no organismo, o que prejudica o visual.
A dieta de quem quer ficar morena também deve incluir castanhas e nozes, que são fonte de substâncias que combatem o envelhecimento da pele causado pelo sol.
Experimente também complementar as refeições com nutricosméticos, aqueles alimentos que tratam de dentro para fora. Várias opções possuem vitamina E (antioxidante) e betacaroteno.
Além da alimentação, reserve algum tempo durante o dia para alguns cuidados com a beleza. Adquira o hábito de esfoliar o corpo uma vez por semana e se depile com antecedência, para não fica com um bronzeado cheio de manchas. Quem não quiser chegar à praia pálida demais pode investir também em autobronzeadores em creme e no jet-bronze.
Durante esse período, evite ingerir medicamentos e cosméticos que podem causar sensibilidade à luz solar e causar queimaduras. O mesmo vale para perfumes, desodorantes e frutas cítricas.
Quando chegar à praia, programe os períodos reservados para o bronzeado. Você deve evitar o sol entre 11h e 16h. Durante esse intervalo, não adianta ficar embaixo da barraca para se proteger, já que a água e a areia refletem a radiação. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados.
E não vale sair de casa sem proteção para passar o filtro quando estiver de frente para o mar. O produto deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes do banho de sol, para que a absorção seja completa.
Preparando a bolsa para a praia
Na hora de separar o que levar para conquistar o bronzeado, lembre-se de que não precisa estar sol para se bronzear. A radiação solar continua presente naqueles dias nublados e quentes, que proporcionam o tom dourado da mesma maneira.
Por isso, nunca deixe o protetor solar de fora da bolsa. Escolha o produto que mais se adéqua ao seu tipo de pele com a ajuda de um especialista, para evitar erros. Afinal, há versões de diferentes fatores de proteção e textura, que pode ser em gel ou creme. A primeira é indicada para peles oleosas, enquanto a segunda combina com as demais.
É preciso levar em consideração, ainda, que filtro solar é diferente de bloqueador. Esse último reflete a radiação da pele, protegendo-a com mais eficácia.
Depois da primeira aplicação, ainda é preciso reforçar a proteção a cada duas horas, ou depois de um mergulho ou da transpiração excessiva. É preciso passar o creme em todas as partes do corpo, inclusive orelhas, nuca e nos pés.
Vale lembrar que os lábios não devem ficar de fora dos cuidados. Aposte em um protetor labial para não deixar a boca queimada ou ressecada. Se for usar maquiagem, prefira aquelas com filtro solar.
O que deve ficar de fora da sua bolsa é o bronzeador. Ele possui um fator de proteção baixo e pode colocar em risco o bronzeado, principalmente das branquinhas.
Cuide do bronzeado
O segredo do tom perfeito é paciência. Você não deve passar mais que uma hora no sol, pois isso só irá desidratar a pele, favorecendo a descamação.
Por isso, depois desse período, aposte na hidratação para conquistar o bronzeado sonhado. Aplique o creme duas vezes ao dia, aliando a outros cuidados para que o tom não desbote.
Aproveite os dias quentes para tomar banhos frios, que não ressecam o corpo, e prefira os sabonetes líquidos ou neutros, que não agridem a epiderme.
A alimentação não deve ser esquecida. Diminua a quantidade de sal das receitas, pois ele também contribui para a desidratação da pele.
E, quando estiver com o tom desejado, é só seguir com os cuidados. Continue a tomar sol de duas a três vezes na semana ou preserve a cor com a ajuda de autobronzeadores. Assim, com certeza, você terá um bronzeado com a cara do verão – e sem prejuízos para o organismo.