Artes/cultura
05/04/2018 às 09:00•2 min de leitura
Que o ser humano adora passar o tempo com brincadeiras e jogos de tabuleiro não é novidade. Pinturas datadas de milênios antes de Cristo já mostravam pessoas manipulando artefatos similares a um jogo de xadrez.
Não é possível ter certeza de quando exatamente os jogos de tabuleiro nasceram, mas sem dúvida eles já estavam bem evoluídos quando começaram a ganhar o grande público no século 19, na Inglaterra.
Um livro lançado em novembro do ano passado, entitulado "Jogos de Tabuleiros Georgianos e Vitorianos: A Coleção Liman" (Georgian and Victorian Board Games: The Liman Collection), reúne cerca de 50 tipos diferentes, todos lançados entre o final do século 19 e o início do 20.
Impressionantemente bem conservados, os exemplares foram adquiridos pelos colecionadores Arthur e Ellen Liman durante várias décadas em leilões online, mercados das pulgas de diversas cidades e vendas de jardim.
Com sorte de não terem encontrado um Jumanji, os Liman basicamente reuniram de tudo e dividiram a coleção por temas.
Ensinar de forma lúdica não é coisa de escola moderninha dos anos 2000. Muitos dos jogos de tabuleiro encontrados pelos Liman tinham já esse propósito: fazer os jogadores se divertirem e de fato aprenderem algo, o que, além de ser apelativo para as crianças, convencia os pais.
E é possível encontrar de tudo: jogos instrutivos que estimulam a memorizar fatos históricos e científicos, que demandam cálculos e fórmulas, que ajudam a fixar conhecimentos de história e geografia, jogos voltados a incentivar valores morais, virtudes e combater vícios. E, é claro, aqueles que não incentivavam nada além da diversão.
Veja alguns dos títulos que aparecem nos livros:
Um novo jogo da História da Inglaterra, de John Harris e Edward Wallis.
Também chamado Os Prazeres da Astronomia, um novo passatempo instrutivo. Publicado por Edward Wallis.
Ou Viajando na Ásia, publicado por William Darton.
Publicado por William Darton.
Ou Emigrantes para os Estados Unidos, também por Edward Wallis.
Uma viagem de volta ao mundo, uma divertida incursão em busca de conhecimento onde a geografia é ensinada de forma fácil. Publicado por John Anthony L’Enfant baseado em Henry Smith Evans.
Publicado por William Spooner.
Publicado por David Ogilvy, cuja família criou mais de 200 jogos de tabuleiro.
Mais um jogo publicado por Edward Wallis.
Publicado por David Ogilvy.
A estrada para o Templo do Conhecimento, de William Sallis.