Ciência
22/08/2021 às 09:46•2 min de leitura
Durante a tarde deste domingo (22), diversos relatos de queda de fuligem na cidade de São Paulo tomaram as redes sociais. Segundo informou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, isso é resultado de uma queimada que vem acontecendo desde sábado (21) no Parque Estadual do Juquery, no município de Franco da Rocha, que faz parte da Grande São Paulo.
Devido à proximidade e a direção do vento, as partículas de fuligem atingiram principalmente bairros da região Norte de São Paulo, mas os relatos chegam de todas as áreas da cidade, incluindo zona Sul. Nas fotos, é possível ver a fuligem nos quintais e até dentro das casas de moradores.
Caraca, eu vi gente comentando da fuligem no centro e de repente minha varanda foi coberta por ela ?? pic.twitter.com/UnG83lxgKC
— Thais Carrança (@tcarran) August 22, 2021
Sério, tem fuligem pelo chão do meu apartamento INTEIRO pic.twitter.com/NdEx2BH0lI
— thiago pethit (@thiagopethit) August 22, 2021
O calor do final de semana aliado ao tempo seco ajudou o fogo a se espalhar pelo Parque Estadual. Até o momento desta publicação, ainda não há uma estimativa do tamanho da área atingida pelo incêndio. São Paulo e região sofrem com a baixa umidade, com índices muitas vezes menores que 25% — lembrando que o ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é um mínimo de 60% de umidade relativa do ar.
a quantidade de fuligem dentro do meu apartamento por conta desse incêndio em sp, socorro.... pic.twitter.com/GHmsRYdC6f
— bruna (@buparrado) August 22, 2021
Além da fuligem, o tempo aberto registrado na cidade — que teve temperaturas acima de 30 °C — já é afetado pela fumaça proveniente do incêndio, como também foi relatado por diversos usuários das redes sociais.
O céu tá esquisitaço pic.twitter.com/u6wTPDcdY7
— ?????????? ?????????? - Constantine Brasileiro (@vtrsanti) August 22, 2021
Para amenizar os efeitos do tempo seco, é recomendado seguir algumas dicas importantes: