5 sinais que você é um bom funcionário, segundo um especialista em RH

24/06/2024 às 12:003 min de leituraAtualizado em 24/06/2024 às 16:24

Todo funcionário deseja saber o que seus superiores estão achando de seu desempenho profissional, mas nem sempre os chefes conseguem oferecer esse tipo de retorno. Profissionais de recursos humanos apontam este como um dos principais desafios para manter sua equipe engajada.

Em entrevista ao Business Insider, Michael Dooling, um profissional de recursos humanos com mais de três décadas de serviços prestados a empresas como a PwC e British Airways, compartilhou algumas dicas de como é possível captar feedbacks positivos de seus superiores. Suas sugestões podem ser aplicadas no dia a dia da empresa.

1. Eficiência no trabalho

Ter domínio sobre sua função torna qualquer funcionário preponderante para uma equipe. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Ter domínio sobre sua função torna qualquer funcionário preponderante para uma equipe. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Uma das principais características apreciadas em um trabalhador, segundo o especialista Michael Doolin, é a eficiência na execução das tarefas, cotidianas ou não. Quanto mais fácil é para um profissional realizar seu trabalho, mesmo os mais desafiadores, mais gestores apreciam.

Uma forma de saber se você é eficiente é acompanhar se a quantidade de e-mails em sua caixa de entrada está diminuindo e se, ao final do expediente, sobra tempo – ou, até mesmo, se suas tarefas do mês acabaram antes. Ao mesmo tempo, se você nota que atividades têm se acumulado e o dia parece menor do que suas tarefas, isso pode indicar que seu desempenho está abaixo do esperado.

2. Consegue manter uma rotina planejada

Manter uma rotina planejada e conseguir cumpri-la agrada todo gestor. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Manter uma rotina planejada e conseguir cumpri-la agrada todo gestor. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Todo profissional que se planeja adequadamente é bem visto por seus gestores. A razão é bem simples: quando você organiza sua rotina, consegue priorizar a parte do trabalho que é primordial, equacionando seu tempo e reduzindo o foco em atividades menos importantes. Isso costuma resultar em trabalhos melhor executados e na interpretação de maior competência por parte do seu chefe, apontou Michael Doolin à Business Insider.

3. Feedbacks positivos

Os elogios também podem vir de clientes e colegas de trabalho, demonstrando bom desempenho. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Os elogios também podem vir de clientes e colegas de trabalho, demonstrando bom desempenho. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Nem todo feedback positivo virá dos seus superiores, o que pode ser um bom indício de que eles estejam satisfeitos com seu trabalho. Uma das medidas do sucesso profissional está nos comentários positivos que vêm de clientes, consumidores ou mesmo colegas de trabalho.

O bom relacionamento com clientes costuma resultar em retorno financeiro para a empresa, e nenhum líder deseja perder o funcionário que é capaz de cativar sua clientela e mantê-la fidelizada. Esse tipo de retorno sobre seu trabalho é, certamente, sinal de que você está fazendo algo bom.

4. Engajamento

Ser um profissional engajado certamente é uma característica reconhecida por superiores. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Ser um profissional engajado certamente é uma característica reconhecida por superiores. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

O quanto você se engaja nas suas tarefas cotidianas e nos desafios que surgem de modo imprevisto no trabalho podem servir como índice de desempenho, aponta o especialista em RH Michael Doolin. De acordo com o ex-diretor de recursos humanos da companhia aérea British Airways, líderes estão sempre atentos a como sua equipe se envolve com a empresa de diferentes maneiras.

A presença, uma boa aparência, a relação com outros colaboradores, a eficiência na execução de tarefas, o desejo por aprender mais sobre outras áreas e de participar de reuniões que não sejam, necessariamente, de seu setor são compreendidos como o desejo de estar envolvido com a empresa.  E também demonstram motivação.

5. Você entrega soluções

Ser o funcionário que resolver problemas ao invés de criá-los é fundamental no mundo corporativo. (Fonte: Unsplash / Reprodução)
Ser o funcionário que resolver problemas ao invés de criá-los é fundamental no mundo corporativo. (Fonte: Unsplash / Reprodução)

Ser um solucionador de problemas é uma característica que todo chefe gostaria de ver em seus empregados, aponta Michael Doolin, da Clover HR. Segundo o especialista, líderes compreendem um profissional que procura oferecer soluções como alguém munido de muitas ideias, e uma pessoa que planejou e pesquisou todos os aspectos fundamentais à execução da tarefa.

Profissionais que oferecem soluções também podem se equivocar esporadicamente, mas são considerados mais propensos a terem uma alternativa para o próprio equívoco.

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