
Ciência
11/07/2024 às 08:00•2 min de leituraAtualizado em 11/07/2024 às 08:00
Ao longo do tempo, diversas culturas reconheceram os benefícios terapêuticos do contato com a natureza. No entanto, foi em 1982 que o Japão inovou ao incorporar o shinrin-yoku, também conhecido como banho de floresta, como uma prática recomendada para um estilo de vida saudável.
O shinrin-yoku consiste em passar tempo em florestas, imergindo todos os sentidos no ambiente natural para promover a saúde e o bem-estar. A prática é acessível a pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, e não requer longas sessões; apenas 40 minutos são suficientes para obter benefícios significativos.
Praticar o banho de floresta é uma atividade simples, mas que exige dedicação e atenção plena. A técnica envolve uma experiência meditativa, utilizando exercícios semelhantes aos do mindfulness. Aqui estão os passos básicos para colocar essa prática em ação:
O contato com a natureza pode reduzir significativamente os níveis de cortisol, além de diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca. Essa redução do estresse fisiológico é complementada pelo aumento da atividade do sistema nervoso parassimpático, responsável pelo relaxamento do corpo e pela promoção de um estado de calma e bem-estar.
A prática também oferece melhorias significativas na saúde mental. Caminhar em áreas verdes pode reduzir sintomas de ansiedade, depressão e insônia; além disso, a conexão com a natureza proporciona um ambiente propício para reduzir o impacto do estresse cotidiano e melhorar a resiliência psicológica.
Para crianças, as atividades ao ar livre podem beneficiar a saúde mental e comportamental, proporcionando um ambiente relaxante que estimula a curiosidade e o aprendizado. Ou seja, o banho de floresta fortalece o corpo e a mente, e nutre uma conexão essencial com o ambiente natural, melhorando a qualidade de vida de indivíduos de todas as idades. Então, que tal dar os primeiros passos e começar a praticar hoje mesmo?
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.
Tem dificuldade em se enturmar em festas? Esse truque pode ajudar.
Uma bicicleta ativa princípios complexos da física, além de agir em nosso corpo.