Ciência
14/06/2017 às 04:02•3 min de leitura
Se hoje vivemos em um tempo de transformar em foto nossos melhores momentos e publicar selfies e mais selfies no Instagram, vale lembrar que nem sempre foi assim e que a fotografia é, na verdade, um advento bastante recente em termos históricos.
Além de mostrar nossas caras e bocas, fotografias têm o poder quase mágico de congelar momentos e arquivar cenários que, com o passar do tempo, passam por inevitáveis mudanças. As fotos tiradas hoje nos pontos turísticos da sua cidade, por exemplo, serão bons relatos históricos para quem as examinar daqui a 100, 200 anos.
O contrário também é válido, e nos é incrivelmente curioso observar imagens antigas, feitas há um século, com a finalidade de observar detalhes de arquitetura, moda, postura social, espaços naturais e por aí vai. O problema é que a maioria dessas imagens é em preto e branco, não é mesmo? Bem... Nem todas.
Naquela época, alguns profissionais eram contratados para fazer fotografias coloridas. Em um processo totalmente diferente do que temos hoje, o fotógrafo coloria cada imagem manualmente, para que ela ficasse o mais fiel possível à realidade – antes de 1907, pelo menos, fotografia colorida só assim mesmo.
Os responsáveis pela mudança de feitura fotográfica foram os geniais irmãos Auguste e Louis Lumière, que usaram grãos tingidos de amido de batata e emulsão sensível à luz para substituir o processo de coloração manual – não era de se estranhar que esse tipo de foto fosse bastante caro à época. Um dos primeiros livros de fotografia do mundo foi publicado graças à essa técnica dos irmãos Lumière.
Depois dos dois franceses, quem continuou a revolução fotográfica foi a Kodak, com a invenção do filme fotográfico, em 1935 – por causa da fotografia digital, que chegou para ficar, a empresa deixou de fabricar os filmes fotográficos em 2009.
O Bored Panda reuniu uma série magnífica de fotos feitas ainda com a técnica dos irmãos Lumière – são imagens que, além de bonitas, nos dão boas pistas de como era o mundo há mais de 100 anos. Confira:
Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!