Ciência
13/09/2011 às 10:19•3 min de leitura
Peças da Boucheron, Chaumet e Fabergé - Fonte: Divulgação
Que mulher não é apaixonada por joias? Mesmo que não tenha o poder aquisitivo para adquirir itens de extremo luxo, todas elas têm o desejo de um dia possuir um anel incrível de pedras preciosas, um par de brincos de diamantes ou qualquer outra peça que faz os olhos brilharem de encantamento. Para suprir um pouco esses desejos, recorremos às bijuterias ou semijoias que têm um precinho mais acessível, não é verdade?
Mas vamos deixar a humildade de lado e falar de muito luxo, glamour e poder! Tudo o que envolve os mais recentes lançamentos das joalherias mais poderosas e famosas do mundo. As novidades foram apresentadas num evento internacional de joalheria, chamado “The Couture Show”, em que as grifes expõem suas novas coleções em joias, acessórios e relógios de luxo.
As peças se destacam pela primorosa produção, com looks que vão do sofisticado ao clássico, trazendo muita riqueza de detalhes e composições em ouro, diamantes, pérolas, safiras, esmeraldas e uma variedade de matérias-primas nobres. Confira algumas das peças belíssimas das coleções outono/inverno 2011 de marcas como Chanel, Dior, Fabergé, Chaumet, Lorenz Bäumer e Van Cleef & Arpels.
Chanel
Fonte: Divulgação
Além da coleção Contrastes de Chanel, que entrou na apresentação no The Couture Show – a linha é composta de peças feitas com diamantes, pérolas e pedras da lua -, a marca lançou a sua coleção para o outono/inverno com itens lindíssimos, que prezam pelo design sofisticado e o uso de metais, pérolas e strass.
Dior
Fonte: Divulgação
A Dior Joaillerie se inspirou em todo o romantismo e a beleza das rosas para criar a sua nova coleção “Le Bal des Roses”. A linha foi assinada pela famosa designer de joias Victoire de Castellane e conta com peças cheias de detalhes, feitas com diamantes e calcedônias.
Fonte: Divulgação
As flores estilizadas fazem referência à graça e à beleza das mulheres que dançavam em bailes glamourosos do século XIX. A coleção possui doze peças que são divididas por temas como Baile de Veneza, Baile de Paris, Ópera, Verão e Noite Azul.
Fabergé
Fonte: Divulgação
A coleção “Les Fameux” da marca Fabergé possui doze peças que possuem pingentes em forma de ovo: um tipo de design ícone da grife de joias. Cada pingente foi inspirado por um velho provérbio russo. A peça “Train des Fleurs”, por exemplo, é inspirada na frase “Ele que conhece muitas viagens” e presta homenagem aos trens que trouxeram flores exóticas de Grasse, no sul da França, para o palácio em São Petersburgo durante a temporada de festa de inverno. Detalhes como esse mostram que cada peça tem por trás toda uma pesquisa e uma história de criação.
Lorenz Bäumer
Anel Ruban feito de ouro branco e diamantes - Fonte: Divulgação
O designer americano que vive em Paris desde os seus primeiros passos no ramo da joalheria cria peças de puro glamour e sofisticação, sendo até um dos escolhidos para desenhar uma coleção para a Louis Vuitton.
Peça da coleção Mikado - Fonte: Divulgação
Para a sua própria coleção de inverno 2011, Lorenz criou peças de diversas inspirações: da arquitetura até o romantismo. Entre as peças, destacam-se o anel “Ruban”, feito com diamantes brancos e um amarelo de 7.29 quilates, e a coleção “Mikado” com peças de formas geométricas entre colares, anéis e braceletes.
Van Cleef & Arpels
Fonte: Divulgação
A coleção “Bals de Légende”, da Van Cleef & Arpels, faz um tributo aos grandes bailes do século passado. A linha é composta por cinco peças inspiradas em flores e bailarinas, feitas com pedras como safiras, esmeraldas, ônix e diamantes.
Roger Vivier
Coleção primavera/verão 2012 - Fonte: Divulgação
A marca de luxo Roger Vivier é famosa por suas bolsas, sapatos e acessórios incríveis. Depois de sua coleção Rendez-Vous para o inverno, a grife já se adiantou e lançou clutches belíssimos na coleção Rendez-Vous para a primavera/verão 2012, assinada pelo designer Bruno Frisoni.
Coleção primavera/verão 2012 - Fonte: Divulgação
A coleção é rica em contrastes e texturas, utilizando materiais como veludo, madeira, resina, drapeados e detalhes em ouro.
Chaumet
Fonte: Divulgação
A Chaumet é uma joalheria de muita história. Fundada em 1780, ela se tornou a favorita de personalidades como Napoleão Bonaparte e a imperatriz Josephine. Um dos ícones da marca é a figura da abelha e na sua última coleção, batizada de “Attrape-moi…si tu m’aimes”, o animal está presente em várias peças, mesmo que surgindo de forma sutil.
As peças da coleção são marcadas pela graciosidade em cores vibrantes e pedras preciosas como diamantes, turmalinas e safiras. Destaque para os relógios, anéis e colares.
Boucheron
Fonte: Divulgação
A coleção “Dolce Riviera” da Boucheron é inspirada nas águas do Mediterrâneo, suas praias, no sol e nos botões de flores. A linha é dividida em cinco conjuntos nomeados com as mais belas praias do Mar Mediterrâneo: Isola Bella, Capriccioli, Beau Rivage, Paraggi e Aiguebelle.
Na coleção se destacam peças feitas com safiras intensamente coloridas, turmalinas, esmeraldas e rubis combinados com pérolas, coral e opalas.