Ciência
30/11/2013 às 06:45•1 min de leitura
O clichê mais clichê de todos os tempos é aquele que fala a respeito da morte, “a única certeza que temos na vida”. E é verdade – mais cedo ou mais tarde você vai precisar aprender a lidar com isso. Se você está acostumado com a ideia de que a morte é uma coisa ruim, saiba que a “passagem” dessa vida para o que quer que exista – ou não – depois dela é vista de maneiras diferentes em culturas distintas no mundo todo.
O Taiwan, por exemplo, é um lugar que pouco se parece com o Brasil nesse sentido. Lá, cerimônias fúnebres são encaradas como grandes eventos. Há muita música, dança e sorrisos – completamente diferente do que você está acostumado a presenciar em terras tupiniquins.
Só para você ter ideia, no Taiwan é comum que a família contrate strippers para dançar e animar quem comparece à cerimônia. As moças viajam pelo país em ônibus que mais parecem carros alegóricos, oferecendo seus serviços. Em algumas regiões, os funerais com as dançarinas e muita música animada são eventos bastante esperados.
Lá é comum também que músicas de fanfarra sejam tocadas por bandas compostas apenas por mulheres, sem o lado muito sensualizado das strippers. A seguir, confira um vídeo de funeral no Taiwan, com meninas em sua banda, tocando uma marcha animada. Se você quiser ver um pouco dos funerais com dançarinas, clique aqui.