Comida mexicana sem pesar na balança

22/08/2011 às 12:363 min de leitura

Um dos pratos mais típicos do México: tacos de carne e vegetais.

O prazer de comer bem está entre as coisas boas da vida. Principalmente quando temos a oportunidade de provar os sabores de diferentes partes do mundo. Mas para poder aproveitar a culinária, devemos estar em dia com a nossa saúde.

Quando vamos a um restaurante, o grande desafio é comer bem, sem exageros e ainda aproveitar tudo o que nos agrada sem nos preocuparmos com a balança. Para isso, é importante conhecer os pratos típicos de cada culinária para poder fazer as melhores escolhas e não precisar correr atrás dos prejuízos depois.

Aqui no TodaEla já falamos da culinária japonesa e árabe. Se você é fã dessas cozinhas tradicionais, vale a pena conferir para não escorregar na dieta. Agora vamos ver quais são os vilões – e os mocinhos também, é claro – da culinária mexicana. São tantas opções que fica difícil resistir, mas o objetivo não é abrir mão do que se gosta e sim saber fazer trocas ou optar por versões menos calóricas dos pratos.

Arriba!

Que os mexicanos sabem cozinhar, não temos dúvidas. Os pratos são coloridos, aromáticos e bastante condimentados. Mas como a culinária mexicana se baseia em queijos gordurosos, carne, feijão e bastante óleo no preparo dos alimentos, é preciso prestar atenção nas escolhas para não estourar o número de calorias recomendadas para cada refeição.


Para quem gosta de pimenta, o chilli é a melhor opção.

Se, no restaurante, você optar por pratos que levam algum dos ingredientes acima, consuma porções pequenas para poder aproveitar as outras opções que o cardápio oferece. Abuse dos temperos – eles são seus aliados, pois deixam os pratos ainda mais saborosos e possuem baixa quantidade de calorias.

Os mexicanos são famosos pela pimenta. Se você gosta do tempero, aproveite a oportunidade. Mas se você não é muito fã, saiba que a pimenta auxilia no emagrecimento (um ótimo motivo para começar a tentar, não é?). Na quantidade certa, é possível temperar um prato e realçar o sabor dos alimentos sem prejudicar o paladar. Mas tenha cuidado, algumas gotinhas a mais de molho de pimenta podem estragar tudo.

Os mexicanos também combinam tradicionalmente feijões com pimenta, que é o famoso chilli. Uma opção saudável e saborosa, que não apresenta muitos riscos à dieta. Os grandes inimigos do chilli são o modo de preparo e os acompanhamentos. Se o preparo levar uma grande quantidade de óleo ou se você consumir queijos e frituras para acompanhar o prato, a quantidade de calorias sobe consideravelmente. Por isso, tome cuidado com os complementos que escolher para incrementar seu chilli.

Prefira consumir os nachos com acompanhamentos leves.

Para ajudar a compor os pratos, a culinária mexicana se serve de vários tipos de molhos. É comum que os nachos venham acompanhados de um molho à base de queijo. Outros pratos ainda podem vir com uma boa dose de molho de churrasco (também conhecido como barbecue). Preste atenção se as suas opções incluírem esses molhos, eles podem afetar a sua dieta. Qualquer prato que misture muitos ingredientes representa um número maior de calorias. Sempre que puder, prefira usar apenas o vinagrete, que não contém gorduras e tempera bem os pratos tradicionais.

Feita à base de abacate, a guacamole deve ser apreciada com moderação.

Outra marca registrada dos mexicanos é o guacamole – um creme feito da mistura de polpa de abacate com especiarias que serve de acompanhamento para saladas e aperitivos. É um prato um tanto quanto estranho para nós, brasileiros, que estamos acostumados a comer o abacate natural ou com açúcar, mas é muito saboroso e vale a pena experimentar. Mesmo sendo feito à base de frutas, o guacamole é bastante calórico, então é preciso ter bom senso na hora de consumir a iguaria.

As tortillas são perfeitas para combinar qualquer tipo de recheio, mas tenha cuidado com queijos e molhos.

As tortillas feitas de farinha de milho ainda fazem parte da culinária mexicana. Por serem ricas em carboidratos, as tortillas são bastante calóricas. E como elas nunca são consumidas sozinhas, é preciso saber dosar os recheios escolhidos para compor o prato. Sempre que possível, prefira recheios sem queijo e tenha moderação com os molhos. Também fique de olho na maneira como as tortillas são preparadas, quem não deseja furar a dieta deve evitar as tortillas fritas ou preparadas na manteiga.

Contando calorias

Para manter o controle de sua dieta com mais facilidade, confira as calorias presentes nos pratos mexicanos mais tradicionais e aproveite de tudo sem se preocupar:

  • Uma ótima opção de refeição completa e saborosa: uma porção de salada de repolho (150 calorias) + uma quesadilla (tortilla recheada) vegetariana (120 calorias) + 1 porção pequena de frijoles fritos (feijão cozido, amassado e frito) (120 calorias). No total são 390 calorias e um jantar completo que sustenta e não pesa na balança.


Margarita e tequila são as bebidas mexicanas mais tradicionais.

  • Para não dispensar o guacamole, consuma em pouca quantidade. Uma colher de sopa da iguaria tem aproximadamente 58 calorias. Aproveite que a fruta é rica em antioxidantes, que ajuda a combater o envelhecimento e manter os níveis de colesterol.
  • Os vegetarianos também podem aproveitar as delícias mexicanas: um taco (tortilla de milho recheada) de vegetais tem 148 calorias e vem recheado com feijão e espinafre, que são ótimas fontes de ferro e magnésio. Mas se você não abre mão da carne, opte por um burrito (tortilla de farinha recheada e enrolada) de carne moída; apesar das 215 calorias, o prato é equivalente a uma refeição completa, pois é rico em carboidratos e proteínas.
  • Na hora de escolher o que beber, peça um copo de cerveja com limão e sal, que tem 90 calorias. Você também pode optar por uma taça de margarita, entretanto, você vai consumir 150 calorias. Mas fuja dos mojitos, que são uma das bebidas mais calóricas do cardápio, com cerca de 300 calorias.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: