Ciência
26/10/2011 às 15:50•1 min de leitura
Queijos e leites são ricos em vitamina D
Quem não reflete sobre os alimentos que consome precisa mudar de postura. Conhecer os nutrientes e vitaminas ingeridos é fundamental para o bem-estar e para eliminar os quilinhos extras.
Nesse contexto, um exemplo é o da vitamina D. Muitos não dão importância à substância, mas ela ajuda a fixar o cálcio e o ferro nos ossos e dentes, protege o tecido ósseo e ainda favorece a defesa do corpo. No entanto, por estar presente em quantidades pequenas e em poucos alimentos (como leite, ovos, salmão, carne, castanhas e óleos vegetais) ela acaba ficando de fora do cardápio e prejudicando o organismo.
Porém, um estudo realizado em países asiáticos (China, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul) revelou mais um bom motivo para manter essa vitamina sempre por perto do prato. A pesquisa comprovou que ela deixa os músculos mais resistentes e, consequentemente, favorece o emagrecimento, já que estimula a queima de calorias.
Por isso, vale a pena investir no nutriente. E para aproveitar melhor tudo o que ele tem para oferecer, procure associar o consumo a alimentos ricos em vitamina C, que abaixam o pH do trato digestivo e, assim, possibilitam maior absorção da vitamina D.
Outra dica é reservar pelo menos 20 minutos diários para exposição ao sol. Afinal, são os raios solares que vão ativar o composto no organismo para que ele possa entrar em ação.
Assim, não deixe mais esses alimentos de fora de suas receitas.