Ciência
23/04/2012 às 14:33•3 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Durante a manhã ou no meio da tarde, é comum sentirmos aquela fominha, não é mesmo? O intervalo das principais refeições é um momento importante e que não deve passar em branco. Afinal, a recomendação dos especialistas para uma dieta saudável é que devemos nos alimentar a cada três ou quatro horas.
No entanto, isso não significa que devemos ingerir qualquer alimento. É preciso escolher os lanchinhos do dia com consciência para não termos problemas com a balança mais tarde. Por esse motivo, as melhores opções são aquelas que satisfazem a vontade de comer, saciam o apetite e ainda fornecem os nutrientes necessários para o organismo.
Para saber quais são as melhores opções de guloseimas e outros alimentos que podem fazer parte da sua alimentação sem riscos, o TodaEla conversou com Priscila Di Ciero, nutricionista especialista em Nutrição Esportiva Funcional que deixou dicas de como escolher as melhores opções sem comprometer a dieta.
Pipoca
Fonte: Thinkstock
Quando bater aquela vontade de saborear algum alimento salgado, a pipoca pode ser uma ótima saída. O alimento é rico em fibras, possui poucas calorias e é fonte de polifenóis – antioxidantes importantes para o organismo. Uma pesquisa recente comprovou os benefícios dos grãos, que têm o poder de proteger as células relacionadas com doenças do coração e alguns tipos de câncer. Mas vale o alerta da nutricionista Priscila Di Ciero: prefira consumir a pipoca feita na panela em vez das versões de micro-ondas. Para isso, utilize uma pequena quantidade de óleo ou manteiga ou opte pelas panelas que dispensam o uso de qualquer tipo de gordura na hora do preparo.
Chocolate amargo
Fonte: Thinkstock
A vontade de comer doces é praticamente incontrolável para boa parte das mulheres. Mas é possível saciar o desejo sem comprometer o restante da sua alimentação. Para isso, tenha sempre à mão um pedacinho de chocolate amargo. Com uma grande quantidade de cacau, pesquisas já revelaram que a versão amarga do alimento pode trazer muitos benefícios para o organismo. A presença de antioxidantes contribui para a redução do stress e a diminuição da pressão sanguínea, além de estimular a saciedade e prevenir doenças cardíacas. A nutricionista ressalta que o chocolate pode ser amargo ou meio amargo, mas é preciso consumi-lo em quantidades moderadas. Portanto, nada de descontar a vontade em uma barra inteira! Para contar com os benefícios, é preciso saborear apenas alguns pedacinhos.
Barras de cereais
Fonte: Thinkstock
Uma opção saudável e saborosa para um lanche intermediário é a barra de cereais. Melhor do que os alimentos totalmente industrializados, as barrinhas possuem grãos integrais que ajudam a saciar a fome e ainda contém fibras. Consulte as tabelas nutricionais presentes nas embalagens e escolha os produtos que apresentam um maior teor de fibras e pequenas quantidades de gordura. Para aqueles que treinam pesado, a nutricionista Priscila Di Ciero recomenda a ingestão de barras de proteínas, que possuem grandes quantidades de um dos nutrientes indispensáveis para o organismo.
Mix de grãos
Fonte: Thinkstock
Por conterem altas quantidades de antioxidantes e serem fontes de gorduras do bem, Priscila Di Ciero recomenda um mix de castanhas acompanhado de um pequeno pedaço de fruta. Segundo ela, a combinação de grãos e frutas colabora para o reequilíbrio do organismo, auxilia na queima eficiente de gorduras e nutre as células, trazendo mais disposição. Além disso, os grãos podem ser facilmente encontrados em pequenas porções que podem ser carregadas na bolsa e estar sempre à mão quando você sentir fome. Aproveite as várias opções e combine os benefícios de castanhas, amendoins, amêndoas e frutas secas.
Sucos de frutas
Fonte: Thinkstock
Os sucos de frutas são uma alternativa para quem não consegue ingerir a fruta in natura. Embora a bebida agregue uma quantidade maior de frutose e perca parte das fibras presentes na fruta natural, eles ainda constituem uma boa opção para driblar a vontade de ingerir refrigerantes, milk-shakes ou outras bebidas calóricas e ricas em gorduras. Pesquisas recentes mostram que as frutas vermelhas possuem diversas substâncias que agem como antioxidantes, anti-inflamatórios e antidegenerativos no organismo, portanto, aposte nos sucos dessas frutas. A recomendação da nutricionista Priscila Di Ciero é que a bebida seja ingerida com muita cautela e que não seja utilizada para substituir o consumo de água.
Iogurte com cereal
Fonte: Thinkstock
Uma excelente fonte de cálcio, o iogurte é outro alimento que já demonstrou sua eficácia em pesquisas científicas. Uma delas reporta que o consumo regular do alimento tem a capacidade de reduzir até 50% da quantidade de gordura corporal. Pricila Di Ciero recomenda a ingestão do iogurte com uma porção de cereal integral, como a quinua, em um lanche intermediário para aliar os benefícios dos dois alimentos.
. . . . .
Além de tudo isso, sempre vale lembrar que é preciso manter a prática regular de exercícios físicos alinhada com a sua dieta e uma boa nutrição. Para desfrutar dos benefícios de uma alimentação balanceada, é fundamental contar com a ajuda e orientação de um nutricionista, que indicará as melhores opções para uma vida saudável e muito saborosa.