Qual é a diferença entre refrigerante diet e zero açúcar?

25/12/2024 às 21:002 min de leituraAtualizado em 25/12/2024 às 21:00

Considerados os grandes vilões do crescimento da obesidade e doenças crônicas no mundo, os refrigerantes estão sempre na linha de frente dos alimentos considerados proibidos nas dietas alimentares. Isso não impede, no entanto, que continuemos adorando esses "venenos" para a nossa saúde, e consumindo nossas 40 gramas de açúcar com muito gelo. 

No entanto, a (justa) preocupação com a saúde fez com que, já a partir da década de 1950, começassem a surgir os primeiros refrigerantes diet, como o No-Cal em 1952, que substituía o açúcar por ciclamato. O mais famoso refrigerante dietético, a Diet Coke só foi lançada em 1982.

Mas, a partir dos anos 2000, começaram a surgir os refrigerantes sem açúcar. Seu público-alvo não eram pessoas com condições de saúde específicas, mas sim os millennials e geração Z, em busca de opções saudáveis e modernas.  Ou seja, saem os "diet", e entram novos produtos zero açúcar, cujo exemplo mais famoso é a Coca-Cola Zero, lançada em 2005.

Qual a diferença entre refrigerante diet e refrigerante sem açúcar?

Millenials buscam opções de bebidas mais saudáveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Millennials e geração Z buscam opções de bebidas mais saudáveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Produtos diet são aqueles com supressão de algum nutriente comparado ao produto convencional. No caso dos refrigerantes seria a retirada do açúcar. Isso significa que o refrigerante diet possui formulação com algumas modificações especiais para se adequar a diferentes dietas ou indivíduos com alguma doença, como diabetes, por exemplo.

Nos anos 1970, surgiram os chamados refrigerantes light, que eram uma evolução das versões diet, e tinham um público mais amplo, interessado em baixas calorias. O conceito light envolvia não a supressão, mas a redução de açúcar, além de calorias e outros componentes, como gorduras ou sódio.

Os novos refrigerantes zero-açúcar, por sua vez, representaram uma revolução no mercado de bebidas no início do século atual. Diferentemente dos antigos refrigerantes diet, que tinham um sabor bastante diferente do original, os novos produtos foram desenvolvidos para replicar o mais fielmente possível o sabor da bebida tradicional, utilizando uma combinação de aspartame e acessulfame-K.

Os refrigerantes sem açúcar são mais saudáveis?

x. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Refrigerantes de qualquer tipo não são opções saudáveis. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Independentemente do tipo, refrigerantes nunca são opções saudáveis. Embora não tenham calorias ou açúcares, os refrigerantes diet e zero açúcar são ricos em aditivos químicos, como cafeína, adoçantes artificiais, sódio e ácido fosfórico. Ou seja, quando o critério é a ausência de aditivos, refrigerantes com ou sem açúcar não têm grandes diferenças. 

Quando ao suposto efeito emagrecedor dos refrigerantes zero açúcar (pois não contêm calorias), as pesquisas ainda são escassas e conflitantes. Na verdade, estudos observacionais recentes sugerem que uma ingestão excessiva de adoçantes artificiais está associada a um maior risco de obesidade e síndrome metabólica.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: