Ciência
03/12/2012 às 08:38•3 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Festas de fim de ano e o verão chegando: motivos que lotam as academias nessa época e fazem milhares de mulheres recorrerem a dietas malucas para perder peso também para começar o ano novo com tudo em cima após a comilança das férias, além das ceias de Natal e Ano Novo. Apesar da estação do hemisfério norte ser o inverno, essa corrida pela boa forma também acontece por lá nesse período do ano.
Por esse motivo, a Associação Dietética Britânica (BDA) sempre organiza uma lista com as cinco piores dietas da moda que devem ser evitadas no próximo ano, que são aquelas seguidas por celebridades e, geralmente, têm cardápios inusitados ou bizarros publicados em livros que vendem que nem água.
Alguns regimes são considerados prejudiciais à saúde e não recomendados pelos profissionais da saúde. Confira abaixo quais são as cinco piores dietas da moda que todos devem evitar em 2013 (em ordem decrescente):
5. A dieta do livro “Six Weeks to OMG”
De acordo com a autora do livro, Venice A, Fulton, há uma lista de celebridades que são adeptas de sua dieta. O título traduzido para o português significa “Seis semanas para ‘Oh meu Deus’”, supondo que nesse tempo você ficará incrível e “causará inveja em todos os seus amigos”, como descreve o livro.
A dieta consiste em se exercitar pela manhã depois de beber café puro e, em seguida, tomar um banho gelado de imersão para estimular o organismo a queimar a gordura armazenada. O livro indica que se atrase o café da manhã para as 10 horas, que não tenha nenhum lanchinho entre as refeições (mesmo os saudáveis), que as frutas sejam retiradas do cardápio diário — pois a autora considera que algumas bloqueiam a perda de gordura — e que os pratos sejam carregados de proteínas.
Opinião da BDA: Segundo o órgão, é difícil alguém ter tempo e energia para seguir essa dieta. Além disso, a associação critica o livro, culpando-o por apenas selecionar pesquisas em vez de indicar uma visão equilibrada da dieta ou um café da manhã saudável e exercícios. O BDA também condena as regras da dieta, que encorajam um comportamento extremo e competitivo, e questiona “e o que acontece nas outras 46 semanas do ano?”.
4. Dieta da “Alcorexia” (Drunkorexia)
Segundo informações do BDA, supõe-se que a dieta é a favorita de modelos e estrelas do red carpet. O esquema desta é consumir pouquíssimas calorias durante o dia para “guardar” o consumo delas em bebidas alcóolicas durante a noite ou evitar as calorias durante toda a semana para se jogar em drinks no fim de semana.
Crédito: Thinkstock
Opinião da BDA: De acordo com o órgão, seguir essa dieta é loucura, pois você não recebe as calorias, vitaminas e nutrientes necessários que seu corpo precisa para sobreviver. Além disso, se sentirá fraca, cansada, irritada e sem energia. Segundo a associação, evitar alimentos para “guardar” calorias que serão ingeridas no álcool pode facilmente resultar em intoxicação ou mesmo a morte.
3. Dieta 'Party Girl' intravenosa
Segundo a BDA, Rihanna e Simon Cowell (do programa “X Factor”) são declaradamente fãs da dieta. Esse sistema foi originalmente usado para tratar pacientes com desnutrição grave e doentes. No entanto, centenas de pessoas estão pagando caro para receber uma bolsa com a solução de soro — que contém vitaminas B e C, magnésio e cálcio — para ser aplicada via intravenosa.
Opinião da BDA: Segundo o órgão britânico, existem poucas evidências de que este processo funcione e indica o processo de alimentação normal para aproveitar os mesmos nutrientes. Além disso, uma dieta feita apenas com um soro intravenoso pode levar a tonturas, infecções, inflamação das veias e até choque anafilático.
2. Dieta Cetogênica de Nutrição Enteral (KEN)
De acordo com a BDA, muitas celebridades são fãs dessa dieta que consiste em não comer absolutamente nada e receber por dez dias o pouco de nutrientes por um tubo enteral, que é inserido no nariz para chegar ao estômago, gotejando aos poucos (por 24 horas) uma fórmula dietética.
Opinião da BDA: O órgão britânico afirma que é chocante que as pessoas estão optando por ter uma sonda naso-gástrica para perder peso, que é geralmente indicada para tratar doentes. Além disso, quem segue essa maluquice precisa tomar laxantes, pois essa dieta não fornece nada de fibras.
1. Dieta Dukan
Crédito: Thinkstock
A dieta consiste em quatro fases, sendo que a primeira é feita com um cardápio somente com proteínas para uma perda de peso rápida. As fases seguintes promovem uma perda mais lenta e a manutenção do peso com muitas restrições alimentares.
Opinião da BDA: Segundo o órgão britânico, há poucas evidências que essa dieta funcione, pois cortar grupos alimentares não é aconselhável. A BDA considera a dieta confusa e difícil de seguir, pois é demorada e muito rígida. Além disso, a associação alerta para os efeitos colaterais que o próprio inventor da dieta (Dr. Pierre Dukan) já comentou que ocorrem como a constipação, falta de energia e mau hálito.