Ciência
30/12/2024 às 06:00•3 min de leituraAtualizado em 30/12/2024 às 06:00
Quem gosta de cultura pop já sabe: os Simpsons têm a estranha tradição de prever fatos que vão acontecer no futuro. É como se o sofá da família de Homer Simpson funcionasse como uma bola de cristal que faz com que eles consigam espiar no que ainda vai acontecer.
E 2025 não podia ficar de fora. Há previsões sobre o que pode ocorrer no ano que chega e até nos próximos. Veja a seguir o que os Simpsons nos indicam, para já irmos nos preparando.
A colonização de Marte já um projeto da humanidade há um bom tempo, e os Simpsons também têm visitado esse tema de tempo em tempo. E no episódio "The Marge-ian Chronicles", Lisa e sua família se inscrevem para testes para se tornarem os primeiros colonos a habitar Marte.
No fim, apenas Marge e Lisa são escolhidas para prosseguir no projeto. O objetivo final é que a nova colônia seja instalada no Planeta Vermelho até 2026, mas a missão é então adiada para 2051.
No mundo real, Elon Musk desenvolve um projeto para começar uma colônia em Marte por meio de seu programa SpaceX. Em seus anúncios, ele prevê que os primeiros humanos podem chegar ao planeta em 2028, além de planejar construir uma cidade autossustentável até 2044. O bilionário espera ter um milhão de habitantes vivendo em Marte até 2050 — ou seja, um ano antes de Marge e Lisa chegarem a Marte no episódio.
No entanto, especialistas como a bióloga Kelly Weinersmith dizem que isso provavelmente não acontecerá. "Musk está dizendo que nos próximos 30 anos, teremos um milhão de pessoas em Marte. Não há como você escalar para um milhão de pessoas em Marte sem que algo catastrófico aconteça, seja em termos de que não podemos ter bebês lá em cima", declarou para a CNN.
Para 2024, os Simpsons previam que a inteligência artificial substituísse a força de trabalho humana, e isso realmente começou a acontecer. Tecnologias como o ChatGPT passaram a tomar empregos para que as empresas possam reduzir custos.
Entretanto, especialistas estão alertando sobre os riscos da dependência excessiva da IA. Isso já apareceu em episódios dos Simpsons em que eles nos alertam que colocar muita expectativa na inteligência artificial ou nos robôs é perigoso, pois eles provavelmente vão nos "trair".
No episódio "Itchy & Scratchy Land", os robôs Itchy e Scratchy atacam uns aos outros simplesmente para gerar entretenimento. No entanto, quando um flash de uma câmera causa um curto-circuito em um robô animatrônico, eles passam a se voltar contra os humanos.
Muita gente decifrou o episódio "Bart to the Future", no qual Lisa vira presidente dos Estados Unidos, como uma previsão para 2024 – e Kamala Harris não ganhou as eleições. No entanto, parece que as pessoas não prestaram atenção suficiente aos pequenos detalhes deste episódio.
Quando Lisa assume o cargo, o ano é 2030, o que sugere que talvez a vitória de uma mulher no principal cargo político do mundo pode acontecer em 2028. Neste episódio também é mencionado que Lisa herdou problemas do presidente Donald Trump, que seria o antecessor natural de quem vencer o próximo pleito.
Os dias atuais revelam mudanças drásticas nas empresas de mídia, por conta da ascensão do streaming e da diminuição do interesse na televisão aberta. Parece que os Simpsons notaram isso ainda em 1995!
No episódio "Lisa's Wedding", Lisa espia sua vida futura após visitar uma cartomante. Em seguida, vemos o repórter Kent Brockman aparecer na televisão para ler as notícias do dia. No fundo, o nome da rede se destaca: "CNNBCBS — uma divisão da ABC". Ou seja, quatro empresas de mídia se fundiram: ABC, CNN, NBC e CBS.
Obviamente, era uma piada, mas sinaliza a um movimento que realmente está acontecendo: a fusão entre grandes conglomerados de mídia. Afinal, quem poderia ter previsto que a Disney adquiriria a 20th Century Fox ou mesmo a Warner Bros. se fundiria com a Discovery? Mais uma vez, os Simpsons estavam certos.