Chocolate pode diminuir tosses frequentes, diz estudo

11/12/2012 às 08:241 min de leitura

undefinedCrédito: Thinkstock

É sempre bom arrumar uma desculpa para comer mais chocolate. É melhor ainda quando a justificativa para o consumo do doce tem embasamento científico e inclui benefícios para a sua saúde.

A novidade de acordo com o jornal britânico The Daily Mail é que pesquisadores ingleses descobriram que o chocolate pode funcionar como uma espécie de remédio para a tosse. Isso porque os estudos mostraram que uma substância presente no cacau tem o poder de reduzir consideravelmente os sintomas das tosses agudas e crônicas.

Cerca de 300 pessoas com tosses frequentes estão participando de testes clínicos em hospitais e receberem doses diárias de um composto químico chamado teobromina – naturalmente derivado do chocolate. A administração da substância ocorre duas vezes por dia durante duas semanas.

Os primeiros indicadores apontam que 60% dos pacientes demonstraram algum tipo de melhora. No entanto, não se trata de uma cura, já que os sintomas tendem a reaparecer assim que o tratamento é interrompido.



undefinedCrédito: Thinkstock

Os pesquisadores acreditam que o consumo de uma barra de chocolate amargo por dia seria o suficiente para a absorção da quantidade necessária de compostos ativos para prevenir os sintomas da tosse crônica.

Um estudo realizado anteriormente pelo National Heart and Lung Institute mostrou que a teobromina age bloqueando a ação dos nervos sensoriais, o que consequentemente diminui o impulso da tosse. Nessa pesquisa, o uso da teobromina se mostrou mais efetivo do que a codeína, que é vastamente utilizada no meio clínico.

A quantidade de teobromina administrada no estudo foi uma dose única de 1.000 mg. O chocolate amargo sem açúcar possui cerca de 450 mg em aproximadamente 30 g. Já o chocolate amargo açucarado possui cerca de 150 mg e o chocolate ao leite possui 60 mg na mesma porção.

“Consumir uma barra de chocolate que possui altas concentrações do composto por dia pode ser uma ótima saída para pessoas diagnosticadas com tosse persistente, embora a ingestão diária de chocolate possa ter efeitos indesejados, como o ganho de peso e outros”, explicou Alyn Morice, diretor da Hull Cough Clinic.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: