Artes/cultura
12/12/2012 às 14:23•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Todas nós sabemos que as dietas malucas ou com muita restrição alimentar não dão resultados e podem até fazer mal ao seu corpo. O que vale mesmo para emagrecer é uma alimentação saudável e balanceada combinada com exercícios.
Segundo uma pesquisa divulgada no Daily Mail, você não precisa de grandes sacrifícios para entrar em forma definitivamente, basta reduzir a quantidade de gordura consumida.
Os cientistas da Universidade de East Anglia (UEA) afirmaram que cortando do cardápio alimentos como manteiga, queijos gordurosos, bolos e salgadinhos industrializados é possível emagrecer até três quilos e meio em menos de seis meses sem qualquer outra restrição alimentar. Os especialistas também indicam a simples troca do leite e iogurtes integrais pelas versões com baixo teor de gordura a fim de diminuir a circunferência da cintura e também baixar os níveis do colesterol ruim.
Até aí, nenhuma novidade que você já não tenha visto, certo? Porém, os resultados comprovam pela primeira vez que a perda de peso é possível simplesmente escolhendo alimentos com pouca gordura, apesar da avalanche de publicidade recente exaltando os benefícios de dietas que exigem o consumo de pouquíssimo ou nenhum carboidrato.
O estudo reuniu os resultados de 33 testes clínicos envolvendo 74 mil pessoas (em um período de oito anos) e está publicado no British Medical Journal.
Dr. Lee Hooper, um dos líderes do estudo, afirmou: “A redução de peso que encontramos quando as pessoas comeram menos gordura foi notavelmente consistente”. O cientista afirmou que, no entanto, o efeito não é rápido como em uma dieta mais restritiva. A pesquisa visou especificamente aqueles que procuravam uma alimentação mais saudável, mas não pretendiam perder peso, comendo de forma normal.
"O que nos surpreendeu foi que perderam peso, o índice de massa corporal diminuiu e suas circunferências abdominais reduziram, sendo que todos mantiveram um peso saudável ao longo dos últimos sete anos”, disse Dr. Lee, que complementou “Quanto mais gordura você evitar, mais o seu peso é reduzido”.
A pesquisa mostra mais um motivo para cortar a gordura da alimentação diária ou, ao menos, diminuir o seu consumo de forma gradual. Além de contribuir para o emagrecimento, a retirada de opções de gorduras saturadas contidas em carnes gordas, queijos amarelos, lanches de fast food e manteiga, do cardápio reduz significativamente o risco de doenças cardíacas, derrames e alguns tipos de câncer.
Os especialistas garantem que as trocas não devem ser extremas, mas o mais importante é incluir mais alimentos saudáveis na rotina, descobrindo uma maneira de comer que você possa seguir permanentemente.
"Ser fisicamente ativo, não fumar, beber álcool com moderação, comendo muita fruta e legumes, além de beber muito líquido também ajuda a nos manter saudáveis. Nós só precisamos adquirir o hábito de fazer essas coisas”, acrescentou Dr Lee.