Ciência
05/04/2013 às 07:23•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Se você não dispensa um bom pedaço de carne vermelha, está na hora de começar a variar o cardápio para garantir uns anos a mais de vida. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que comer duas porções de peixe por semana pode render mais dois anos de vida.
Após analisar a saúde de mais de 2.700 adultos norte-americanos com 65 anos ou mais, os especialistas concluíram que as pessoas com níveis mais altos de ômega-3 e ácidos graxos no sangue têm 25% menos chance de morrer prematuramente. Segundo dados divulgados na última semana pelo Daily Mail, eles também possuem um terço a menos de probabilidade de morrer de uma doença cardíaca, tendo 2,2 anos de vida a mais que os outros.
Leia também:
Esse é o primeiro estudo para verificar a relação do consumo de peixe com a taxa de mortalidade. O período de análise foi de 16 anos e contou com coleta de sangue, exames físicos e testes de diagnósticos para avaliar como o ômega-3 pode realmente impactar a saúde. Anteriormente, outras pesquisas já haviam descoberto que consumir peixe reduz a ocorrência de doenças cardíacas, sendo que os ácidos graxos são também essenciais para o desenvolvimento do cérebro e para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.
Vale ressaltar que os voluntários do estudo não tomavam suplementos em cápsulas de óleo de peixe, para que fosse possível analisar o real impacto do consumo do peixe. Após o exame da saúde dos pacientes, ajustando variáveis demográficas, estilo de vida e dieta, os especialistas descobriram que três ácidos graxos em especial são os responsáveis por diminuir o risco de doenças.
Assim, em geral, os participantes com níveis mais altos desses ácidos graxos no sangue apresentaram até 27% menos chance de morte.
Para alguns, pode parecer comum que o peixe faça parte do cardápio, mas outras pesquisas sugerem que nove em cada dez crianças britânicas e dois terços dos adultos no país não consomem o alimento. Para aproveitar os benefícios, inclua em suas refeições algumas porções de salmão, atum, arenque, sardinha e anchovas.