Ciência
03/05/2013 às 13:44•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
A exposição moderada à luz solar é muito importante para a saúde geral do ser humano. Além de ser imprescindível para a produção de vitamina D, o banho de sol também favorece a absorção de cálcio, melhora a imunidade e pode até ajudar no tratamento contra a depressão e doenças de pele como a psoríase.
Além de tudo isso, você sabia que o sol também pode ser importante para a visão das crianças? De acordo com uma nova pesquisa divulgada no Daily Mail, as crianças que brincam ao ar livre tem melhor visão do que aquelas que passam mais tempo dentro de casa. Segundo os pesquisadores, aquelas que passam mais tempo brincando em espaços abertos são menos propensas a sofrer de miopia.
Leia também:
Para chegar a essa conclusão, dois novos estudos foram adicionados ao já realizado conjunto de comprovações de que luz desempenha um papel importante na prevenção da miopia (que leva á dificuldade de enxergar de longe).
Entretanto, ainda não se sabe por que exatamente a luz do dia é importante, mas alguns especialistas acreditam que os níveis de dopamina no cérebro (que se tornam mais elevados com a exposição ao sol) é que são responsáveis por esse efeito. Dessa forma, os altos níveis de dopamina no globo ocular têm sido associados com um menor risco dessa deficiência na visão.
Antes havia a crença de que a miopia poderia ser hereditária. No entanto, os pesquisadores estão avaliando a possibilidade dos fatores ambientais e de estilo de vida interferirem em seu surgimento. Isso também porque, de acordo com o Daily Mail, os casos de miopia aumentaram mais de 65% desde 1970 nos Estados Unidos, levando a crer que as mudanças nos costumes foram responsáveis pela elevação.
Um dos estudos, feito em Taiwan, observou 333 alunos que passaram o intervalo entre as aulas no parque infantil. Estas crianças, muitas das quais só ficavam dentro da escola durante o recreio, passaram um total de 80 minutos por dia ao ar livre. Uma escola próxima atuou como grupo de controle, porque as crianças não foram obrigadas a passar os intervalos em espaços abertos.
Após isso, os alunos de ambas as escolas fizeram exames oftalmológicos no início do estudo e um ano mais tarde. Os resultados mostraram que as crianças se tornaram significativamente menos míopes ou com risco reduzido de ter miopia na escola que exigia pausas ao ar livre, em comparação com a escola de controle.
Os pesquisadores recomendam que as escolas primárias devam adicionar pausas frequentes e outras atividades ao ar livre para as suas programações diárias para ajudar a proteger o desenvolvimento da visão infantil.