Estilo de vida
05/08/2013 às 15:51•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Por receio de acontecer algo ao bebê, muitas gestantes preferem não realizar atividades físicas. Em muitos casos, isso realmente é necessário. No entanto, quando não há riscos e mulher é liberada pelo seu médico, os exercícios ajudam e muito a melhorar o humor e a reduzir a fadiga típica dessa fase, de acordo com o que foi divulgado em um estudo recente da Universidade de Ontario.
Além de tudo, manter-se em movimento também pode ajudar na manutenção de um peso saudável na gravidez, reduzindo o risco de diabetes gestacional e outras complicações.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores recrutaram mulheres grávidas previamente inativas em um programa de intervenção de exercícios de quatro semanas e descobriu que eles relataram melhorias significativas em seu humor durante o curso, além de uma boa redução nos níveis de fadiga.
A ordem é o movimento
Por isso, os pesquisadores sugerem que as mulheres grávidas devem ser encorajadas a participar de exercícios regulares para melhorar tanto o bem-estar psicológico quanto o físico. Isso porque, embora os transtornos de humor, como a depressão pós-parto, sejam amplamente reconhecidos, as taxas de depressão, ansiedade e fadiga são realmente mais altas durante a gravidez do que após essa fase, de acordo com Science Daily.
Os autores da pesquisa destacam que as crianças de mães que estão deprimidas ou ansiosas durante a gravidez apresentam níveis mais elevados de cortisol no nascimento e na adolescência, as habilidades cognitivas deficientes e maiores riscos de transtornos mentais.
Além disso, a fadiga durante a gravidez tem sido associada com aumento de cesarianas, distúrbios do sono e um impacto negativo na saúde física e mental. Uma pesquisa de 2010 também descobriu que os bebês cujas mães faziam exercícios aeróbicos durante a gravidez podem ter corações mais saudáveis.
Apesar das pesquisas, o que vale sempre é consultar o seu médico para saber a situação da sua gravidez e, se você for liberada, praticar atividades de baixo impacto, como caminhadas ou aulas especiais de yoga ou hidroginástica para gestantes.