Artes/cultura
03/04/2019 às 06:00•2 min de leitura
É fácil perceber que muitos ambientes de trabalho têm o poder de interferir em nossa saúde e, em rotinas com pouca movimentação, podem contribuir inclusive com o aumento de peso do trabalhador. Mas quais são as profissões que mais nos fazem engordar? O site Hype Science publicou uma relação das ocupações mais vilãs para quem luta contra a balança e você vai poder matar a sua curiosidade.
Os resultados a seguir fazem parte de uma pesquisa que teve como base as respostas de 3,6 mil trabalhadores que falaram a respeito de suas rotinas de trabalho e de possíveis aumentos de peso. Percebeu-se, então, que os funcionários que mais estão engordando são: auxiliares administrativos, professores, engenheiros, enfermeiros, assistentes médicos, tecnólogos em tecnologia da informação e administradores de redes.
De acordo com os relatórios divulgados, mais de 50% dos entrevistados julgam estar acima do peso ideal, 41% afirmam ter engordado no seu atual trabalho, sendo que entre aqueles que estavam com sobrepeso, 59% engordaram mais de 3 kg, e 30%, mais de sete.
Fonte da imagem: Reprodução/R7
Antes de pensar em pedir demissão por achar que seu trabalho o mantém fora de forma, fique atento: a mesma pesquisa revelou que 40% dos entrevistados não praticam atividades físicas com frequência e 10% não fazem nenhum exercício. Outro dado preocupante é que apenas 70% dos trabalhadores fazem lanches durante o dia – ficar longos períodos sem comer ajuda seu corpo a engordar, já que você vai ficar com mais fome e, quando ingerir qualquer alimento, seu organismo vai pensar que ficará novamente na escassez de energia e acumulará tudo.
Se você tem um trabalho que não exige muita movimentação física, basta seguir alguns pequenos truques para manter a forma: faça caminhadas maiores até chegar ao escritório (vale descer alguns pontos de ônibus antes ou estacionar o carro em algum lugar um pouquinho mais longe); evite almoçar fora e, se o fizer, opte por restaurantes que tenham opções de saladas, grãos e fibras; beba muita água; faça lanches e procure inserir frutas e legumes no seu cotidiano. Com pequenas mudanças, você pode ficar mais saudável.