Ciência
03/06/2014 às 03:45•4 min de leitura
O Super-Homem é um dos personagens dos quadrinhos mais conhecidos do mundo. Muitos sabem de sua história, principalmente porque uma série e diversos filmes já tentaram retratar a vida desse super-herói. Porém, mesmo com tantas referências, há diversos fatos que ainda desconhecemos sobre o Homem de Aço. Confira a seguir 10 curiosidades sobre ele que você provavelmente não conhecia.
Quando você assiste a este vídeo, que retrata como seria o dia a dia do Superman com a ajuda de uma GoPro (vídeo excelente, por sinal), você pode pensar que a habilidade de voar sempre foi inata ao super-herói. No entanto, nem sempre foi assim. Numa descrição em um dos quadrinhos dos anos 1940 é dito que ele era “capaz de pular sobre prédios altos com um único salto”.
Essa capacidade estava baseada na ideia de que a gravidade do planeta natal do herói era muito maior que a da Terra, fazendo-o se comportar como os astronautas quando pulam na Lua, possibilitando-o alcançar grandes alturas com um único salto.
Essa habilidade, no entanto, era muito difícil de reproduzir com a tecnologia da época. Por causa disso, o estúdio responsável por criar a animação do Superman pediu para a DC Comics alterar a habilidade do herói, permitindo-o voar.
Preocupado com o ressurgimento da organização racista Ku Klux Klan após a Segunda Guerra Mundial, o ativista Stetson Kennedy infiltrou-se no grupo para descobrir seus segredos. Após descobri-los, Kennedy deparou-se com o desinteresse das autoridades para com suas descobertas e resolveu inovar na tentativa de trazer essas verdades à tona.
O ativista entrou em contato com o grupo que produzia um programa de rádio do Superman. A união resultou em uma série de 16 episódios intitulada “Clan of the Fiery Cross”, em que o Homem de Aço derrotava a organização.
A série expôs vários segredos e rituais adotados pelo KKK, ridicularizando-os diante do público, afetando o recrutamento e os membros do grupo e, assim, ajudando a manter a organização fora de cena.
A primeira aparição do nome “Superman” não foi para retratar o herói invencível que conhecemos. Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do famoso Homem de Aço, já haviam escrito uma história de um vilão careca com habilidades telepáticas de nome “Superman”, no ano 1933.
Ainda bem que a história não fez muito sucesso, e os autores tiveram de repensar o personagem. Este vilão, que tinha a ambição de dominar o mundo, posteriormente parece ter sido a inspiração para criar o arquiinimigo do herói, Lex Luthor.
Se algum dia você se perguntou de onde vem o poder do Homem de Aço, pode se surpreender ao descobrir que ele obtém energia da mesma forma que as plantas: através da luz solar. O seu corpo de “kriptoniano” funciona como uma “bateria solar”, sendo que suas células possuem capacidade de absorver e metabolizar energia solar de estrelas, como o Sol.
Quanto mais energia ele absorvia, mais forte ele ficava. As suas células também possuíam a habilidade de armazenar a energia proveniente da luz para aquelas ocasiões em que ele ficava muito tempo sem pegar um “solzinho”.
A pedra de origem “kryptoniana” é comumente conhecida na cor verde e tem o poder de enfraquecer o Homem de Aço. Porém, várias histórias trouxeram outras variações dessa substância e com influências diferentes sobre o herói.
Uma variante muito curiosa é a Kryptonita rosa que fazia com que o Super-Homem tivesse tendências homossexuais. Na imagem abaixo de um dos quadrinhos, o herói elogia outra personagem da história: “Eu já lhe disse o quão sensacional você fica com gravata borboleta, Jimmy?”.
Existem inúmeros argumentos que corroboram este fato: tanto Clark Kent como Jesus Cristo foram enviados por seus respectivos pais para salvar a humanidade. Ambos tiveram pais adotivos e começaram sua jornada quando tinham 30 anos.
Os nomes dos pais adotivos do Superman também guardam muitas semelhanças com a história de Jesus: o nome original de Martha Kent era Mary (Maria) e o nome do meio de Jonathan Kent era Joseph (José). Há, inclusive, uma cena no mais recente filme do super-homem em que o herói estende seus braços como se estivesse “pregado” em uma cruz.
O diretor do filme, Zack Snyder, comenta nesta notícia os parelelos existentes entre as duas histórias e muitas outras.
Muitos significados foram atribuídos para o símbolo existente no peito do uniforme do Homem de Aço. Alguns simplesmente acham que é a inicial para “Supeman”. No filme mais recente, no entanto, quando questionado por Lois Lane qual era o significado da inicial, Clark Kent revela que aquilo não era um “S”, e sim um símbolo “kryptoniano” para “esperança”.
O filme dos principais heróis da DC Comics já é uma certeza e algumas imagens da produção já foram reveladas (aqui e aqui). Apesar de ainda não sabermos a trama do longa-metragem, Batman e Superman já foram ilustrados como amigos diversas vezes nos quadrinhos e desenhos.
O exemplo mais notável é a Liga da Justiça, em que os dois trabalham junto com outros heróis para combater o Mal.
Além de terem errado na primeira aparição do super-herói, os criadores Jerry Siegel e Joe Shuster também “erraram” ao ter vendido os direitos do Super-Homem para a DC comics em 1938 por meros US$ 130.
Infelizmente, os dois jamais poderiam ter imaginado o sucesso que o personagem teria feito, e até hoje suas famílias brigam para ter algum direito sobre a franquia. Para se ter uma ideia da infelicidade que os familiares devem estar sentindo, o último filme estrelado por Superman teve um faturamento de mais de US$ 660 milhões. Isso sem mencionar a quantidade de produtos e lançamentos que ainda estão por vir.
Além de ter já ter lutado com a organização KKK, o Homem de Aço já enfrentou muitos outros personagens: Mohammed Ali, Homem-Aranha, Hulk, Thor, Alien, Predator, o Exterminador do Futuro, Hitler, Snowman, He-Man e Batman são apenas alguns dos que cruzaram o caminho do Superman.
Agora, se você acha que o Homem de Aço ganhou todos esses embates, talvez você se decepcione ao saber que ao menos em um deles foi derrotado. Na batalha contra Apocalipse, Superman perde e deixa Lois Lane e seus amigos da Liga da Justiça desolados com sua morte. Felizmente ele viria a ressuscitar em uma saga posterior.
E você, conhecia todos estes detalhes sobre o Superman? Há mais alguma informação que gostaria de compartilhar conosco? Deixe sua contribuição nos comentários!