Artes/cultura
23/09/2017 às 10:00•2 min de leitura
Se ser atacado por um tubarão é péssimo, consumir a sua carne não é algo muito diferente. Considerada uma iguaria em países da Ásia, a carne do maior predador dos oceanos pode conter quantidades perigosas de mercúrio — já que o animal, em seus fartos banquetes, acaba comendo peixes contaminados. Entre os efeitos provocados pela sua ingestão excessiva estão: cegueira, perda da coordenação motora e, nos casos mais graves, até a morte.
É consenso entre os nutricionistas que os cereais matinais voltados para o público infantil podem colaborar para o aumento de peso e o desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes. Eles contêm quantidades elevadas de açúcar, são bastante calóricos e pobres em termos nutricionais. Portanto, uma boa pedida é privilegiar os cereais naturais, que são ricos em fibras, não recebem adição de açúcar e, de quebra, ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Engana-se quem pensa que a única diferença entre os chocolates preto e branco é a cor. Este último apresenta em sua composição manteiga de cacau, o que acaba o transformando na escolha com maior teor de gordura saturada e valor calórico. Além do mais — diferente dos chocolates com maior teor de cacau — o chocolate branco não oferece os mesmos benefícios antioxidantes contidos na versão amarga.
Não se deixe enganar pelos rótulos que, em letras garrafais, anunciam que tal bebida não contém adição de açúcar ou que é feito com polpa natural da fruta, pois a grande maioria dos sucos à venda nos supermercados apresenta alta quantidade de conservantes e corantes. Estas substâncias artificiais, utilizadas com o fim de conservar os alimentos, retardam o metabolismo e colaboram para o inchaço da região abdominal.
Pode não parecer, mas os iogurtes com sabor de frutas podem se transformar nos vilões da sua dieta de perda de peso. Alguns deles chegam a conter 20 gramas ou mais de açúcar, o que, em longo prazo, pode provocar aumento de peso e das chances de desenvolver diabetes. Portanto, a dica é optar por iogurtes sem sabor e não cair na tentação de consumir as versões integrais adoçadas.