Artes/cultura
08/11/2018 às 15:50•3 min de leitura
Contabilizar audiências ao redor do mundo é sempre complicado. Ainda assim, o site Ranker fez um levantamento de 10 grandes eventos televisivos que fizeram pessoas de diferentes nacionalidades grudarem os olhos nas telinhas. O número de espectadores é estimado, podendo inclusive ser maior. Qual desses marcos da TV você acompanhou?
Espectadores: 180 milhões
O assassinato de John F. Kennedy foi um dos maiores acontecimentos da história dos EUA. Ele recebeu um tiro enquanto desfilava em Dallas no dia 22 de novembro de 1963. Estima-se que 250 mil pessoas estiveram em seu funeral, com outras 800 mil acompanhando o cortejo. De casa, 93% dos lares norte-americanos que tinham televisão estavam conectados no velório, que aconteceu em 25 de novembro, totalizando uma audiência de 180 milhões de pessoas.
Espectadores: 300 milhões
O casamento do príncipe Willian com a plebeia Kate Middleton foi acompanhado ao vivo em todo o mundo, tanto pela televisão quanto pelo YouTube. Estima-se que 300 milhões de pessoas tenham assistido à cerimônia que aconteceu na Abadia de Westminster no dia 29 de abril de 2011.
Espectadores: 400 milhões
Se aqui na América do Sul o futebol tem o Brasil e a Argentina como grandes rivais, na Ásia uma das maiores rivalidades é entre a Índia e o Paquistão, mas só que no críquete. Em 30 de março de 2011, os dois países se enfrentaram na semifinal da Copa do Mundo, reunindo uma audiência de 400 milhões. A partida foi disputada na Índia, que avançou para a final e venceu a competição.
Espectadores: 498 milhões
Para celebrar o Ano-novo chinês, o país organiza um “show da virada” desde 1983, sendo reconhecido como um dos programas de maiores audiências do mundo. A edição de 2012 atraiu ao menos 498 milhões de pessoas em frente às telinhas – quase todo eram pessoas da China, é claro.
Espectadores: 500 milhões
O funeral do Rei do Pop aconteceu 12 dias após a sua morte, em 7 de julho de 2009, e atraiu fãs de todo o mundo. Além de 17,5 mil ingressos distribuídos entre os 1,6 milhão de interessados, o evento foi visto por um público estimado em meio bilhão de pessoas.
Espectadores: 500 milhões
Meio bilhão de pessoas em todo o mundo assistiu à chegada da Apollo 11 à Lua no dia 20 de julho de 1969. Esse foi um dos maiores marcos da humanidade, que conseguiu ser transmitido ao vivo direto de nosso satélite natural.
Espectadores: 715 milhões
A Copa do Mundo da Alemanha teve como finalistas as seleções da Itália e da França, que terminaram a partida em 1 a 1 no tempo regulamentar. Os italianos acabaram vencendo nos pênaltis e conquistando seu tetracampeonato. Ao todo, 69 mil pessoas assistiram à partida no estádio e mais de 715 milhões em suas casas.
Espectadores: 1 bilhão
Com um público estimado em 1 bilhão de pessoas em cerca de 40 países, “Aloha From Hawaii” foi o primeiro show a ser transmitido via satélite para todo o mundo. Na época, foi o programa de entretenimento mais caro que já havia sido produzido, custando US$ 2,5 milhões.
Espectadores: 1 bilhão
O drama dos 33 mineiros chilenos que passaram mais de 2 meses soterrados comoveu o mundo entre agosto e outubro de 2010. Foram 17 dias de buscas até encontrá-los com vida e mais 52 dias de preparação para a retirada dos homens da mina. Em 13 de outubro, finalmente eles começaram a ser retirados da mina, com uma transmissão ao vivo para todo o mundo e um público estimado em mais de 1 bilhão de aflitos.
Espectadores: 2 bilhões
Praticamente 1 em cada 4 pessoas de todo o mundo assistiu à belíssima cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 8 de agosto de 2008. Foram 4 horas de apresentações e cerca de 15 mil artistas envolvidos, além, é claro, do desfile dos atletas.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!