Ciência
17/03/2020 às 05:03•1 min de leitura
O coronavírus tem se espalhado rapidamente e é, atualmente, o assunto mais comentado na grande mídia, principalmente pelo impacto que está tendo na sociedade: escolas e universidades suspendendo aulas, grupos de pessoas se isolando em processo de quarentena etc. Os holofotes estão principalmente sobre a Itália, considerado o país mais afetado da Europa conforme notícias da Organização Mundial da Saúde (OMS).
No entanto, o processo de se isolar do resto da sociedade não é fácil para ninguém. Como forma de amenizar a solidão, diversos italianos começaram a cantar de suas janelas músicas conhecidas como forma de se comunicar com aqueles que estão próximos, sejam conhecidos ou não. A estratégia foi registrada por diversos cinegrafistas amadores.
?????? Em Roma, italianos em quarentena cantam “Bella Ciao” das janelas de casa pic.twitter.com/yCq4iNoeTv
— Lucas Rohan (@lucasrohan) March 13, 2020
O ato foi, na verdade, programado. A intenção era fazer uma espécie de concerto em que todos os italianos pudessem se juntar em um único ato e cantar a plenos pulmões, mesmo que não pudessem todos se ouvir. Foi uma forma de mostrar resistência e união mesmo em meio ao momento difícil que o país vem enfrentando.
Às 18h da sexta-feira (13), os cidadãos que enfrentavam o processo de quarentena nacional recomendado pela OMS deveriam ir até sua janela e criar ou participar de um couro com seus vizinhos mais próximos. A iniciativa deu muito certo e diversos registros foram feitos dos italianos cantando Bella Ciao, o próprio hino nacional, Fratelli d'Italia, e até músicas estadunidenses.
Nas redes sociais, os vídeos começaram a se espalhar continuamente e geraram muita movimentação, principalmente pelas hastags compartilhadas entre aqueles que estavam postando os vídeos. Uma das mais significativas foi a #tuttoandrabene, ou #tudovaificarbem.