Ciência
15/07/2020 às 10:00•2 min de leitura
Quem curte as mídias sociais, ou seja, todo mundo, está sempre interessado em postar aqueles momentos inesquecíveis para que os outros admirem. Esse hábito acabou formando uma "geração de fotógrafos", e hoje, poucas pessoas não sabem o que é editar, cortar, contraste e outros termos característicos de fotografia.
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
Só que, em meio a essa galera ligada aos flashes e que não sabe muito bem o que está fazendo, há profissionais de verdade. Um deles, o fotógrafo mexicano Omahi, com mais de 475 mil seguidores no Instagram, está querendo percorrer o caminho inverso, ou seja, provar que todas aquelas fotos maravilhosas podem ser "fakes".
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
O site Bored Panda fez uma matéria sobre Omahi na qual ele fazia questão de mostrar os bastidores da fotos magníficas que ele fazia. Porém, desde a última matéria, o fotógrafo continuou seu trabalho, e a equipe do site foi conferir os novos trabalhos, e entrevistá-lo.
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
As fotos de Omahi parecem quadros surrealistas, com rostos mergulhados em espelhos, labirintos, prisões e lagos. E ao lado, ele revela como foi a produção daquelas fotografias, mostrando que elas foram feitas em locais simples, que chegam a ser precários e desfavoráveis. Mas a câmera e a criatividade seguram a onda.
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
Na entrevista, Omahi lembra que, quando começou a revelar os truques da fotografia criativa, foi muito criticado por fotógrafos que tentavam manter as informações em segredo. "Sou um dos artistas que viralizaram a revelação dos bastidores", diz ele. E conclui: "Hoje muita gente faz isso, mas eu fui um dos primeiros, e num tempo em que isso era meio que um tabu".
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
Sobre sua pegada artística, ele reconhece: "Sempre me interessei por arte, mas há quatro anos senti a necessidade de expressar o que sinto através da fotografia. Então comecei a compartilhar os resultados nas mídias sociais".
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
"Eu sempre tento surpreender meus seguidores com algo novo, mostrando que qualquer pessoa pode fazer arte em qualquer lugar".
Fonte: Omahi/Instagram - Reprodução
Como todo artista, Omahi reconhece que é movido pelo desejo de aparecer: "Eu queria fazer algo diferente do tipo que ninguém mais fazia, e comecei a tirar fotos complexas com câmeras muito interessantes, o que me levou a viralizar em plataformas como Instagram, TikTok e Twitter".