Artes/cultura
19/11/2020 às 05:00•2 min de leitura
Às vezes a frase “nada se cria, tudo se copia” pode ser levada a sério demais nos pôsteres dos filmes. Existem casos em que o filme mais novo claramente está tentando homenagear algum clássico, outras vezes é possível ver que a arte da capa é claramente influenciada por algum estilo que predominou em alguma época.
Ainda assim, também é possível perceber que alguns detalhes são parecidos demais. A dúvida é se falta criatividade ou se realmente houve algo mais do que uma simples inspiração.
“Às vezes, as cópias são coincidência e outras vezes não. O uso de elementos de design semelhantes, porém é, de fato, deliberado”, explicou a cineasta e empresária Romina ao Bored Panda.
Ela também esclareceu que a semelhança pode se dar pelo fato do mesmo designer ser usado pela produção de ambos os filmes, o que nesse caso não se configuraria plágio, mas um traço do estilo do artista.
As usuárias Bri e Malaine da plataforma Letterboxd reuniram as maiores “coincidências” entre pôsteres de filmes e o Bored Panda compilou algumas das melhores. À esquerda está o primeiro filme e à direta a arte “inspirada”. Veja a seguir: