Artista utiliza 60 mil abelhas para criar incrível escultura de Nefertiti

19/01/2021 às 04:002 min de leitura

As abelhas desempenham um papel extremamente importante na polinização e biodiversidade. E desde 2005, elas também estão mostrando todo seu talento artístico nos projetos do artista eslovaco Tomáš Libertíny, com a criação mais recente sendo um incrível busto da Rainha Nefertiti reproduzido em um favo de mel.

Morando e trabalhando em Roterdão, na Holanda, o artista criou o projeto Made By Bees (Feito Por Abelhas) como uma forma de mostrar a efemeridade dos objetos, além de explorar a beleza e inteligência da natureza e sua conexão com a humanidade.

(Fonte: Toma´s? Liberti´ny/Reprodução)
(Fonte: Tomáš Libertíny/Reprodução)

“Eu queria ir além do que é possível em termos de criação de arte, me afastando do “martelo e cinzel”. Me interessei em trabalhar com cera de abelha porque a ideia do efêmero era muito atraente para mim. Tudo é momentâneo. Algumas coisas demoram mais que outras, mas eventualmente desaparecem (tanto metaforicamente quanto fisicamente). Um desses objetos trágicos é uma vela de cera de abelha”, explicou Tomáš.

O projeto de Nefertiti foi baseado em um retrato original feito em 1345 a.C., demorando dois anos para ser concluído e empregando cerca de 60 mil abelhas. Primeiro, o eslovaco criou um modelo 3D do busto, e colocou os insetos para construir um favo de mel ao seu redor.

(Fonte: Toma´s? Liberti´ny/Reprodução)
(Fonte: Tomáš Libertíny/Reprodução)

Libertíny contou que a escolha da figura para a obra veio como uma forma de oferecer uma rainha simbólica para a colônia, e também porque não há muitas mulheres na história que tiveram fama e sua imagem real associada ao seu nome.

É claro que uma obra tão audaciosa não poderia deixar de ter seus problemas. “As esculturas de cera de abelha demoram vários anos para serem concluídas. Além disso, às vezes, os objetos são super construídos em um lugar, mas não terminados em outro. Tenho que orientar o crescimento como você faria com um bonsai, lentamente alinhando o fluxo de trabalho em lugares considerados ideais” disse o homem.

(Fonte: Toma´s? Liberti´ny/Reprodução)
(Fonte: Tomáš Libertíny/Reprodução)

E diferente das técnicas tradicionais, não é possível prever completamente o desenvolvimento, então o resultado final sempre é uma surpresa para o artista. “Tenho que olhar a peça acabada por alguns dias para apreciá-la plenamente. A própria natureza oferece a você sua própria interpretação de seu plano. É humilhante e emocionante ao mesmo tempo”.

O busto de cera de abelha da Rainha Nefertiti está em exibição na Rademakers Gallery, mas também é possível conferi-lo, assim como outros projetos incríveis, através de um tour virtual pela galeria de Libertíny.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: