Ciência
15/03/2021 às 07:30•2 min de leitura
No último domingo (15), o Grammy Awards 2021 foi ao ar em um evento online, premiando os mais diversos artistas da música.
Embora seja uma premiação americana, o Grammy já trouxe indicações e até algumas vitórias de músicos brasileiros. Este ano, por exemplo, dois brasileiros ocuparam uma vaga na lista de Álbum Musical Global e Álbum de Jazz Latino. Bebel Gilberto e Chico Pinheiro concorreram, respectivamente, em cada divisão, mas não levaram.
A carioca lançou o sexto disco de estúdio, Agora, em 2020. O álbum de Bebel concorreu com outros nomes da música mundial como Antibalas, Anoushka Shankar, Burna Boy e Tinariwen. Esta é a quarta indicação da artista ao Grammy Awards. Contudo, o vencedor da categoria foi o nigeriano Burna Boy, com seu álbum Twice as Tall.
(Luigi & Lango/Divulgação)
Já Chico entrou na disputa latina com o álbum City of Dreams, lançado em 2020. O brasileiro concorre com Afro-Peruvian Jazz Orchestra, Arturo O’Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra, Poncho Sanchez e Gonzalo Rubalcaba & Aymée Nuviola. O vencedor dessa categoria foi o álbum Four Questions do mexicano Arturo O’Farrill & The Afro Latin Jazz Orchestra.
Apesar da criação do Grammy Latino em 2000, outros brasileiros já ocuparam lugares nas edições da versão original. Um deles é Laurindo Almeida, o brasileiro que possui mais indicações e vitórias no prêmio. Com 14 no total, sua primeira nomeação foi em 1959, pelo álbum Danzas. Mas o artista só venceu no ano seguinte, por Conversations With the Guitar e The Spanish Guitars of Laurindo Almeida. Até 1964, ele recebeu mais três estatuetas, pelos trabalhos Reverie For Spanish Guitar, Almeida: Discantus e Guitar From Ipanema, totalizando 5 estatuetas.
Além disso, Gilberto Gil tem 2 vitórias, como Melhor Álbum Musical Mundial, por Quanta Live, de 1998, e Melhor Álbum Contemporâneo Mundial, por Eletracústico, em 2005. João Gilberto, pai de Bebel, tem 6 indicações e 2 vitórias, como Álbum do Ano, por Getz/Gilberto, em 1964, e Melhor Álbum Mundial, com João Voz e Violão, em 2000.
Entre os outros nomes, a premiação também contou com os brasileiros: