Estilo de vida
23/04/2021 às 03:00•2 min de leitura
Nesta sexta-feira (23), comemora-se o Dia de São Jorge, um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Anglicana e na Igreja Ortodoxa, além de ser celebrado em outras crenças religiosas.
Que tal conhecer um pouco mais do “santo guerreiro”? Listamos, a seguir, 10 curiosidades sobre São Jorge.
(Fonte: Pixabay)
O Dia de São Jorge remete à data da sua morte, 23 de abril de 303, quando ele foi decapitado a mando do imperador Diocleciano.
(Fonte: Diário do Rio/Reprodução)
Ele é celebrado pelos ortodoxos, que seguem o calendário juliano, no dia 6 de maio, e também costuma ser lembrado em 3 de novembro, data da reconstrução da igreja de Lida (Israel), onde ficam seus restos mortais.
(Fonte: Freepik)
Ele foi padroeiro da Inglaterra até 1893, quando o Papa Leão XII o substituiu por São Pedro. Porém, a cruz vermelha do mártir permanece na bandeira inglesa.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Jorge da Capadócia era um soldado do império romano convertido ao cristianismo que questionou as ordens do imperador para perseguir os cristãos, defendendo bravamente sua crença.
(Fonte: Wikimedia Commons)
O Papa Paulo VI rebaixou São Jorge na escala de santos em 1963, mas o Papa João Paulo II restaurou sua relevância nos anos 2000.
(Fonte: Wikimedia Commons)
São Jorge é um dos 14 santos auxiliares, invocados pelos devotos em casos de necessidade especial, principalmente para curar doenças.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Na Catalunha (Espanha), onde é padroeiro, a sua data é celebrada de forma especial: os homens dão rosas às mulheres, que os presenteiam com livros.
(Fonte: Facebook/FC Barcelona)
A cruz de São Jorge também aparece no escudo do Barcelona.
(Fonte: Diário do Rio/Reprodução)
Praticantes de religiões de matriz afro-brasileira já associaram São Jorge ao orixá Ogum, representado pela figura de um guerreiro. Esse "sincretismo", na realidade, era um meio de disfarçar a prática dos cultos de origem africana contra a perseguição cristã.
(Fonte: Pixabay)
Diz a lenda que as manchas na Lua representam São Jorge e sua espada a postos para defender quem busca a sua ajuda.