Artes/cultura
21/06/2021 às 12:00•2 min de leitura
Nascido na Colômbia, Pablo Escobar ficou conhecido como um dos maiores traficantes do mundo. Chefe do Cartel de Medellín, Escobar adotava a política “plata o plomo” (em tradução livre, prata ou chumbo).
Temido pelos seus inimigos, o criminoso costumava ajudar a população carente de seu país, ganhando o apelido de Robin Hood e o apoio de boa parte dos colombianos.
Confira agora 9 fatos insanos sobre a vida de Pablo Escobar.
Fonte: Art Films/Reprodução
Em sua extravagante casa na cidade de Puerto Triunfo, Escobar construiu um zoológico particular. Entre os animais havia hipopótamos, girafas, elefantes e mais.
O criminoso é tido como o responsável pela morte de cerca de 4 mil pessoas, incluindo uma média de 200 juízes e 1 mil policiais, jornalistas e funcionários do governo.
Fonte: Eric Vandeville/Gamma-Rapho
Nos anos 1980, o Cartel de Medellín dominava o mercado de cocaína nos Estados Unidos, sendo responsável por 80% da droga traficada no país.
Enquanto sua família estava escondida, a filha de Pablo, Manuela, ficou doente. Para mantê-la aquecida, o traficante queimou cerca de 2 milhões de dólares.
Para tentar mudar as leis de extradição, Escobar ofereceu pagar a dívida da Colômbia, estimada em 10 bilhões de dólares. Apesar do valor exorbitante, o dinheiro não devia fazer tanta falta para ele, que tinha um lucro de 30 bilhões de dólares.
Fonte: AP/Reprodução
O negócio do criminoso era tão grande que para manter o mercado funcionando ele era dono de aviões, helicópteros, carros, caminhões, barcos e até mesmo dois submarinos.
Para se ter uma ideia do tamanho da frota de Escobar, no fim dos anos 1980 o governo colombiano apreendeu parte de suas posses, incluindo 142 aviões, 20 helicópteros, 32 iates e 141 residências e escritórios.
O traficante era conhecido por ajudar os pobres, o que garantiu-lhe o apelido de Robin Hood. Escobar financiou uma série de programas para ajudar os colombianos, doou dinheiro para igrejas e hospitais, construiu parques e estádios de futebol e estabeleceu programas de alimentação.
Fonte: Netflix/Reprodução
A prisão luxuosa de Pablo Escobar era conhecida como “La Catedral” (em tradução livre, A Catedral) e contava com cassino, boate e até mesmo um spa.
Escobar foi morto a tiros aos 44 anos de idade e o seu funeral contou com cerca de 25 mil pessoas.