De onde vêm os nomes de 10 países da América Latina? (além do nosso)

30/09/2021 às 13:003 min de leitura

O nome de um país carrega bastante significado e é repetido milhões de vezes, todos os dias — não apenas pelas pessoas que vivem ou nasceram no país, mas também em outros lugares do mundo, graças à globalização. O nome do país e seu gentílico viram parte da identidade de quem, por acaso ou por escolha, se identifica com aquele lugar. Brasil, meu Brasil brasileiro...

No nosso caso, as origens são fáceis de identificar: elas se devem ao pau-brasil, uma madeira com cor vermelha como brasa. Brasa, Brasil... Faz sentido. Apesar de que há uma outra história, de que o nome do nosso país teria vindo de uma lenda celta, Hy Brazil, ou "terra afortunada"... 

Porém, a história que aprendemos na escola — e que é mais aceita até hoje — se refere a tal madeira de cor avermelhada que os portugueses levaram às toneladas para a Europa. Lá, ela servia para fazer tinturas. 

Mas e quanto aos nomes dos outros países que nos cercam? Para saber mais sobre os nomes de outros países da América Latina, continue a leitura. 

1. Argentina

Nossos queridos hermanos também tem um nome fácil de compreender: Argentina vem do latim, "argentum", que significa prata. Isso porque o país e sua capital, Buenos Aires, ficam às margens do grande Rio da Prata. Desde 1554, os colonizadores espanhóis usavam o nome "Terra Argentea" para identificar a região. Depois da independência, a relação com rio ficou.

2. Paraguai

Quando o assunto são nossos vizinhos do lado, onde muita gente costuma ir fazer compras, a história é um pouco mais difícil de traçar. Sabe-se que o nome Paraguai vem do idioma guarani, mas não há consenso sobre o que ele significava.

Há pesquisadores que afirmam que o nome vem de "Paragua", um cacique local que fez uma aliança com os colonizadores espanhóis. Porém, a história que a gente mais ouve por aí divide a palavra em três: "para"/mar, "gua"/vindo de, "y"/água. Juntando tudo, Para–gua—y seria "água que vem do mar". 

Paraguai (foto) e Uruguai tem várias histórias para seus nomes (Imagem: Wikimedia Commons)Paraguai (foto) e Uruguai tem várias histórias para seus nomes (Imagem: Wikimedia Commons)

3. Uruguai

O nosso vizinho de baixo, que tem um nome semelhante, também tem origens no guarani e com várias traduções possíveis. O famoso Dicionário Oxford diz que Uruguai vem de uruguä, palavra que os indígenas usavam para se referir a uma espécie de molusco. 

Mas pensando na história de Para-gua-y e dividindo o nome do país em espanhol, pode ser que Uru-gua-y se refira a um tipo de ave que vivia nas regiões ribeirinhas. Logo, o nome do país seria uma referência a esse "pássaro que vem da água". Além disso, uma história que é ensinada nas escolas uruguaias diz que o nome significa "rio dos pássaros pintados". 

4. Chile

Chile não vem do guarani, mas também tem várias histórias possíveis: alguns historiadores dizem que vem de "chilli", uma palavra indígena que significava fim. Faz sentido, já que essa região era o final do território dos Incas. Mas pode ser que a palavra "chilli" significasse uma terra com frio ou neve para esse mesmo povo. 

Outra história, completamente diferente, diz que o nome Chile vem da palavra "chil", que dava nome a um pássaro com manchas amarelas, que vivia na região. Fica aí o questionamento.

5. Bolívia

Depois de tantos nomes com várias histórias, vamos a um bem simples de entender: Bolívia vem de Simon Bolivar, um dos líderes que auxiliou nas independências de países da América do Sul, no século XIX. Também há homenagens a ele no nome oficial da Venezuela, que é a "República Bolivariana da Venezuela". 

Simon Bolívar inspirou o nome da Bolívia e a República Bolivariana da Venezuela (Imagem: Wikimedia Commons)Simon Bolívar inspirou o nome da Bolívia e a República Bolivariana da Venezuela (Imagem: Wikimedia Commons)

6. Venezuela

Falando nesse polêmico país bolivariano, mais uma história fácil: Venezuela é a pequena Veneza. Isso porque os primeiros exploradores que chegaram no local observaram que os nativos da costa do Lago Maracaibo viviam em casas construídas sobre pilares de madeira.

Há uma outra versão que diz que os primeiros indígenas com quem os europeus fizeram contato viviam em uma ilha chamada de "Veneci-uela" — e o nome pegou. Mas euzinho aqui acho mais legal a história com Veneza. 

7. Colômbia

Colômbia... Colombo... Essa é fácil, né? Trata-se de uma homenagem ao explorador Cristóvão Colombo, primeiro espanhol que chegou à América em 1492. A região inteira era chamada de Gran Colombia, no período colonial, porém algumas regiões se separaram e as que sobraram formaram a Colômbia que conhecemos hoje. 

8. Equador

Esse país, aliás, é uma das regiões que se separou da Gran Colombia. Aí, para batizar o novo país, escolheram o nome da linha imaginária que divide os hemisférios Sul e Norte — e passa bem por esse país. Muito que bem, vamos para o próximo.

9. México

México é uma simplificação para o nome que os astecas davam para a capital Metztlixihtlico. Esse palavrão aí significava "o centro da lua", no idioma local. Ainda bem que mudaram, né?

10. Peru

Apesar das piadinhas que fazemos aqui no Brasil, o nome do país é bem tradicional, de antes da chegada dos exploradores espanhóis. Birú era o nome de um cacique do Panamá e todas as terras ao sul recebiam o seu nome. Há também quem diga que o nome vem da palavra em guarani para "rio". 

Por hoje, são essas 10 histórias que vamos contar! Mas, se você quer saber mais curiosidades sobre países, continue de olho no Mega Curioso e entre no nosso grupo do Telegram

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: