Como surgiram os Jogos Olímpicos de Inverno?

14/02/2022 às 06:302 min de leitura

Entre 4 e 20 de fevereiro, Pequim (capital da China) sedia a 24ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, que também acontecem na subsede de Yanqing, na província vizinha Hebei. Essa será a 3ª edição consecutiva dos Jogos Olímpicos realizada na Ásia, após Pyeongchang em 2018 e Tóquio em 2020.

Até que se tornasse o que vemos atualmente, o megaevento percorreu um longo caminho de atribulações para ocupar seu posto na cartilha esportiva mundial, enfrentando forças geopolíticas e demorando cerca de 30 anos para surgir após o nascimento das Olimpíadas modernas, em 1896.

(Fonte: The Conversation/Reprodução)(Fonte: The Conversation/Reprodução)

Os Jogos Nórdicos são considerados os precursores do evento multidesportivo que deu origem às Olimpíadas de Inverno, realizados entre 1901 e 1926, organizados pelo governo da Suécia na Associação Central para a Promoção do Esporte e por um dos cinco membros originais do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Um evento dedicado apenas às modalidades no gelo e na neve despertou nos governos uma onda de entusiasmo misto na época, visto que a exigência de um clima frio e o alto custo adicional de equipamentos limitavam países e atletas que poderiam participar — um problema que as Olimpíadas de Inverno enfrentam até hoje.

O início de tudo       

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

Chamados de Semana de Esportes de Inverno a princípio, os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno foram realizados na cidade alpina francesa de Chamonix, em 1924, com apenas 16 modalidades e 250 atletas de 16 países competindo — uma obrigação do país que sediasse os Jogos Olímpicos de Verão, determinada pelo COI.

Se não fosse pelo cataclísmico evento da Primeira Guerra Mundial, que deflagrou um rastro de destruição econômica e demográfica pela Europa, os Jogos deveriam ter acontecido bem antes, porque a proposta para um evento separado foi lançada pela primeira vez pelo COI em 1912.

(Fonte: Timetoast/Reprodução)(Fonte: Timetoast/Reprodução)

Contudo, a Suécia se opôs veementemente, porque já oferecia a cada 4 anos seus Jogos Nórdicos, com uma proposta muito semelhante à que o comitê sugestionava, portanto a ideia foi descartada. Durante os Jogos de Verão de 1916 em Berlim, a Alemanha tentou novamente algo como os Jogos Olímpicos de Inverno, mas a Primeira Guerra Mundial inviabilizou os planos, tanto de um evento quanto de outro.

Em 1920, nos Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia (Bélgica), foi a primeira vez que modalidades esportivas como hóquei no gelo e patinação artística foram adicionadas às titulares. Mas foi só 4 anos depois que o COI decidiu e conseguiu criar um evento separado, considerando de maneira retroativa os Jogos de Inverno de Chamonix como a primeira edição das Olimpíadas de Inverno.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: